PUBLICIDADE

Polícia

Rio: ocupação de favelas deixará 130 mil livres do poder paralelo

1 dez 2009 - 12h07
(atualizado às 12h10)
Compartilhar

O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral afirmou, em entrevista à rádio CBN, que as novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) serão instaladas nas comunidades da Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos, ambos em Copacabana, zona sul do Rio. "Com a ocupação destas comunidades (Tabajaras e Cabritos), teremos mais de 130 mil pessoas livres do poder paralelo em seu cotidiano - seja da milícia, no caso do Batan (Realengo), seja do tráfico de drogas, como no Dona Marta (Botafogo) e da Babilônia e Chapéu Mangueira (Leme)", disse Cabral.

Nesta terça-feira, policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Companhia de Cães estão nas matas e dentro dos Morros do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, em Ipanema e Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, para dar presseguimento à ocupação destas comunidades e à instalação de UPPs. O objetivo da ação é prender criminosos e encontrar armas, drogas e esconderijos.

"Ainda estamos fazendo o trabalho preliminar de ocupação. Neste caso do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, o Bope e o Batalhão de Choque estão encarregados deste trabalho", afirmou Cabral.

Na manhã desta terça-feira, os policiais apreenderam material de pirataria - DVDs, CDs e gravadores estavam em uma casa. Enquanto o Bope e a Companhia de Cães estão dentro das comunidades, o Batalhão de Choque da PM faz operação nos acessos do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. Para Cabral, não era novidade que os policiais enfretariam resistência dos traficantes já que o local é muito rentável pela os bandidos.

"O governador não é palpiteiro e concordei com a Secretaria de Segurança Pública que optou por começar pelas comunidades mais difíceis. Sabíamos que enfrentaríamos problemas por que a área é muito rentável para o tráfico - a quem diga R$ 200 a 300 mil por semana", disse Cabral.

O tenente-Coronel Rogério Seabra, comandante do 19º BPM (Copacabana) afirmou que a UPP do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho será inaugurada até o natal e vai ocupar a sede do Grupamento de Policiamento de Áreas Especiais (Gepae), no Espaço Criança Esperança. O posto fica localizado no alto do Morro do Cantagalo.

O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
Compartilhar
Publicidade