PUBLICIDADE

Polícia

Rio: após tiroteio e morte, bandidos soltam reféns de hotel

21 ago 2010 - 10h18
(atualizado às 15h24)
Compartilhar

Uma mulher morreu e sete pessoas ficaram feridas depois de intenso tiroteio na manhã deste sábado nas ruas de São Conrado, nas proximidades da favela da Rocinha, zona Sul do Rio. O confronto começou por volta das 8h, quando traficantes do Morro do Urubu, na Zona Norte, que iam Rocinha se depararam com policiais do 23º BPM (Leblon). Na fuga, cerca de 10 bandidos armados com fuzis invadiram o Hotel Intercontinental, nas proximidades da favela, e fizeram 35 reféns, entre hóspedes e funcionários, na cozinha do estabelecimento.

Segundo o comandante-geral da PM, Mario Sergio Duarte, após em torno de duas horas de negociações com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), todos os reféns que estavam no hotel foram liberados e dez criminosos se entregaram. Segundo ele, com os homens foram apreendidos oito fuzis, cinco pistolas, munição, granadas e rádios. Policiais fizeram também uma varredura no prédio para descartar que algum bandido estivesse escondido nas dependências do estabelecimento.

Um grande esquema de segurança, com o apoio de helicópteros, foi armado pela polícia em volta prédio. Segundo informações do 23º BPM, o prédio foi evacuado, mas alguns hóspedes se trancaram em seus quartos. Funcionários informaram que o hotel estava com uma lotação de 600 pessoas, mas, no momento da invasão, havia cerca de 40 hóspedes nas dependências. Este final de semana, iria ocorrer no local um evento de odontologia e a concentração do time do Fluminense, que joga amanhã contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro.

Mais cedo, Inalva Maria de Jesus, mãe de um dos bandidos, foi chamada pela polícia para ajudar nas negociações. Ela entrou no hotel para conversar com o filho, identificado apenas como Ítalo, mas contou na saída do prédio que o rapaz disse que não se entregaria.

A mulher morta no tiroteio foi identificada pela PM como membro do grupo de traficantes. Adriana Duarte de Oliveira dos Santos, 41 anos, seria responsável pelas finanças do grupo. A Justiça havia expedido mandado de prisão temporária contra ela por produção e associação para o tráfico de drogas. Segundo o documento, ela era acusada por produção e associação para o tráfico de drogas. Dois policiais e dois moradores foram baleados e estão internados no Hospital Miguel Couto, na Gávea, mas nenhum é grave. Para se proteger da intensa troca de tiros, os policiais tiveram que quebrar a porta de vidro de uma agência de carros, no final da rua.

Moradores em pânico

Moradores relatam que o clima foi de pânico nas ruas próximas à favela da Rocinha e ao Shopping Fashion Mall. Segundo os relatos, bandidos teriam atirado em direção à favela e roubado veículos nas imediações. Moradores se jogaram no chão e passageiros de ônibus que passavam pelo local desceram dos veículos com medo de serem alvejados.

A CET-Rio informa que o trânsito já foi liberado nos dois sentidos dos túneis Zuzu Angel e Acústico, na zona Sul da cidade, que foram fechados por conta do tiroteio.

A recomendação é que os motoristas evitem trafegar pelos dois sentidos da Auto-Estrada Lagoa-Barra por conta das operações da PM que seguem no local, e também pelo Túnel Rebouças. A melhor opção para quem segue para a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, é seguir pelo Alto da Boa Vista.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade