PUBLICIDADE

Polícia

Rio: 10 sepultamentos de vítimas estão confirmados para hoje

8 abr 2011 - 09h00
(atualizado às 11h33)
Compartilhar
Rodrigo Teixeira
Direto do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do Rio disse nesta sexta-feira que disponibilizou o custeio dos sepultamentos para as vítimas do atirador que invadiu ontem a Escola Municipal Tasso da Silveira e matou 12 alunos, se suicidando em seguida. A pasta informou que está oferecendo trabalho de apoio socioassistencial às famílias e de assistência psicológica na escola e nos hospitais para onde as crianças foram encaminhadas e no Instituto Médico Legal.

Veja localização de escola invadida por atirador

Veja como foi o ataque aos alunos em Realengo

Os profissionais da secretaria estão auxiliando os familiares no processo de reconhecimento dos corpos e nos trâmites necessários para os sepultamentos. Até as 11h, estavam confirmados para hoje os enterros de:

Mariana Rocha de Souza, 12 anos, no Cemitério do Murundu, em Padre Miguel, às 11h. O velório é na Capela 2;

Milene Santos Nascimento, no Cemitério do Murundu, às 11h. O velório é na Capela 5;

Larissa Silva Martins, 13 anos, no Cemitério do Murundu, às 11h30. O velório é na Capela 1;

Géssica Guedes Pereira, será velada até as 12h no Cemitério do Murundu, na Capela 4. O sepultamento será realizado no Cemitério Ricardo de Albuquerque, às 15h;

Bianca Rocha, 13 anos, no Cemitério do Murundu, às 14h;

Larissa Santos Atanásio, 13 anos, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, às 11h. O velório é na Capela F;

Karine Lorrayne Chagas de Oliveira, 14 anos, no Cemitério Jardim da Saudade, às 12h. O velório é na Capela E;

Rafael Pereira da Silva, 14 anos, no Cemitério Jardim da Saudade, às 12h;

Samira Pires, no Cemitério Jardim da Saudade, às 13h;

Ana Carolina Pacheco da Silva, no Memorial do Carmo, ainda sem horário definido.

A subsecretária de Assistência Social da prefeitura do Rio, Fátima Nascimento, disse que os 1,2 mil alunos do colégio precisam se readaptar à vida escolar, e que o programa de atendimento deve começar até domingo. "O que aconteceu foi uma inversão da natureza, filhos morrendo na frente dos pais, dos colegas. Queremos amenizar a dor." Ela disse todos os estudantes serão identificados, mesmo quem não testemunhou o ataque. Segundo Fátima, o trabalho vai envolver toda a comunidade da escola, tanto alunos e suas famílias quanto professores, na tentativa de ajudá-los a superar o trauma. "Vamos mobilizar as nossas dez coordenadorias. Nossa intenção é possibilitar que eles voltem a uma vida normal. Desde já salientamos que este acompanhamento é por tempo indeterminado."

Atentado

Um homem matou pelo menos 12 estudantes a tiros ao invadir a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, na manhã do dia 7 de abril. Wellington Menezes de Oliveira, 24 anos, era ex-aluno da instituição de ensino e se suicidou logo após o atentado. Segundo a polícia, o atirador portava duas armas e utilizava pelo menos 10 dispositivos para recarregar os revólveres rapidamente. As vítimas tinham entre 12 e 14 anos. Outras 18 ficaram feridas.

Wellington atirou em duas pessoas ainda fora da escola e entrou no local alegando ser palestrante. Ele se dirigiu até uma sala de aula e passou a atirar na cabeça de alunos. A ação só foi interrompida com a chegada de um sargento da Polícia Militar, que estava a duas quadras da escola. Ele conseguiu acertar o atirador, que se matou em seguida. Em uma carta, Wellington não deu razões para o ataque - apenas pediu perdão de Deus e que nenhuma pessoa "impura" tocasse em seu corpo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade