PUBLICIDADE

Polícia

Resgatados 19 homens escravizados em carvoarias de GO

21 set 2011 - 20h26
(atualizado às 20h47)
Compartilhar
Mirelle Irene
Direto de Goiânia

Uma operação conjunta da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) em Goiás e do Ministério Público do Trabalho iniciada no último dia 12 conseguiu resgatar, até esta terça-feira, com o apoio da Polícia Militar, 19 homens que trabalhavam em condições análogas à de escravidão em duas carvoarias no município de Itajá, a 420 km de Goiânia, na região sudoeste do Estado.

As carvoarias estão instaladas, por arrendamento, em uma área dentro de um latifúndio de 7 mil hectares. O proprietário, que é de São Paulo, desenvolve atividade pecuária e tem um rebanho de cerca de 10 mil cabeças de boi.

Trazidos irregularmente do município de Bom Despacho, em Minas Gerais, os trabalhadores estavam instalados em moradias de lona, onde não havia água potável nem instalações sanitárias ou locais para banho. Equipamentos de proteção não eram fornecidos, e os trabalhadores estavam expostos ao calor e à fumaça dos fornos.

A fiscalização emitiu 30 autos de infração. A produtora de carvão e o dono da fazenda poderão responder a processo criminal e ser condenados a penas que variam de dois a oito anos de reclusão e multa, além da pena correspondente à violência. O proprietário da empresa produtora do carvão pagou multa R$ 135 mil de verbas rescisórias dos trabalhadores resgatados, além de ter que reconduzi-los à sua cidade de origem.

Os 19 homens também receberão três parcelas do seguro-desemprego especial - R$ 545 cada -, pagas pelo governo federal. Em Goiás, só este ano, foram resgatados 233 trabalhadores em condição similar, em atividades de olarias, carvoarias e corte de eucaliptos.

Fiscais registram as condições precárias de trabalho em latifúndio de Itajá (GO)
Fiscais registram as condições precárias de trabalho em latifúndio de Itajá (GO)
Foto: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade