PUBLICIDADE

Polícia

vc repórter: rebelião deixa dois mortos e 11 feridos em PE

Internos da Funase de Caruaru se rebelaram durante a noite de quarta-feira; o tumulto foi contido pela Polícia Militar

28 mai 2015 - 11h47
(atualizado às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma rebelião deixou dois mortos na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Caruaru, em Pernambuco, na noite da última quarta-feira (27). De acordo com a assessoria da unidade, outros 11 internos ficaram feridos.

Siga o vc repórter no Twitter

A Funase afirmou que a confusão aconteceu no início da noite, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Caruaru. Durante a rebelião, colchões foram queimados pelos internos. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados para conter o tumulto e combater os incêndios provocados. A situação foi controlada por volta das 20h30. Agentes da Polícia Civil, da Polícia Científica e do Instituto de Criminalística (IC) também estiveram no local.

Os internos feridos foram socorridos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhados para o Hospital Geral do Agreste. Às 10h30 desta quinta-feira (28), dois dos jovens já haviam recebido alta, segundo a Funase.

A fundação informou que a Corregedoria da instituição abrirá uma sindicância “para apurar os fatos e responsabilidades da rebelião”. O processo será paralelo às investigações policiais. Não há informações sobre o que motivou o tumulto.

Quanto aos internos, a Funase disse em nota que “os familiares dos adolescentes feridos e mortos terão todo o apoio e suporte necessários, tanto sobre informações quanto para o funeral”. A fundação afirmou que o Case de Caruaru, que tem capacidade para 100 internos, atualmente, abriga 161 jovens.

Duas rebeliões em menos de 40 dias

No dia 19 de abril, outra rebelião no Case de Caruaru terminou em morte. De acordo com a Funase, dois internos morreram e um ficou ferido. A fundação disse que, após o ocorrido, a segurança foi reforçada. O aumento da quantidade de agentes socioeducativos e do número de revistas, realizadas periodicamente, com ajuda de policiais, estão entre as medidas adotadas para prevenir novos tumultos e coibir a entrada na unidade de armas brancas, encontradas nos dois tumultos recentes.

A leitora Marina Yalle Pereira da Silva Castro, de Caruaru (PE), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade