PUBLICIDADE

Polícia

Protestantes vão a casa de prefeito de São José contra reintegração

22 jan 2012 - 16h40
(atualizado às 16h53)
Compartilhar

Apoiadores das manifestações em Pinheirinho, comunidade localizada em São José dos Campos (SP)- onde ocorrem confrontos entre moradores e policiais em decorrência da resistência pelo cumprimento de uma reintegração de posse, - foram, na tarde deste domingo, para frente do condomínio onde mora o prefeito do município, Eduardo Cury (PSDB).

Eles exigem que Cury atenda à reivindicação dos moradores e regularize a área do Pinheirinho. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, participavam do protesto cerca de 30 integrantes do sindicato da Organização dos Jovens e Estudantes (OJE) e da Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre (Anel).

A área é ocupada pelos invasores desde 2004 e, de acordo com um cadastramento do município de agosto de 2010, cerca de 1,6 mil famílias moram no local. O acampamento foi erguido sobre uma área que, segundo a prefeitura, pertence à massa falida da empresa Selecta, do grupo do empresário Naji Nahas.

Na semana passada, a juíza federal Roberta Monza Chiari havia suspendido temporariamente a reintegração de posse expedida pela 6ª Vara Cível da cidade. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, o comando da Polícia Militar recebeu uma ordem, por volta das 10h30, que determina a suspensão imediata da reintegração de posse. O documento foi assinado pelo juiz plantonista Samuel de Castro Barbosa Melo, da Justiça Federal, a mando do Tribunal Regional Federal.

O sindicato informou ainda que moradores de bairros vizinhos ao Pinheirinho se revoltaram contra a invasão da Tropa de Choque à ocupação e entraram em enfrentamento contra a Guarda Civil, que apoia a Polícia Militar. O alambrado que cerca o Centro Poliesportivo do Campo dos Alemães, preparado para abrigar os moradores após a reintegração de posse, foi derrubado.

No confronto de hoje, um carro da Globo foi incendiado, mas, de acordo com a TV Vanguarda, ninguém ficou ferido
No confronto de hoje, um carro da Globo foi incendiado, mas, de acordo com a TV Vanguarda, ninguém ficou ferido
Foto: Mario Angelo / Agência Estado
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade