PUBLICIDADE

Polícia

Prisão de Nem é só início do combate ao tráfico, diz polícia

10 nov 2011 - 11h59
(atualizado às 13h16)
Compartilhar

Em entrevista coletiva à imprensa no fim da manhã desta quinta-feira, o comando da operação que capturou o chefe do tráfico na favela da Rocinha, o traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, além de ao menos mais 13 homens, afirmou que a prisão do grupo é apenas o começo do combate ao tráfico na comunidade.

De acordo com o coronel Alberto Pinheiro Neto, a operação começou há cerca de dez dias e envolveu as Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, além de fuzileiros navais e da Inteligência da Secretaria de Segurança Pública. O comandante ainda confirmou que haverá, nos próximos dias, a ocupação da comunidade.

"Vamos recuperar (a Rocinha) para o Estado", disse. "Haverá retomada desse espaço, promovendo um retorno da lei e da ordem, procurando evitar qualquer dano colateral à comunidade."

Nem foi capturado em uma blitz do batalhão de choque da Polícia Militar, em uma das saídas da Rocinha. O chefe do tráfico na comunidade estava no porta-malas de um Toyota Corolla preto de aparência suspeita. Um dos ocupantes disse ser cônsul da Republica Democrática do Congo, e se negou a deixar o veículo ser revistado. De acordo com o superintendente da Polícia Federal, Walmir Lemos de oliveira, ainda não foi confirmado se um dos detidos é realmente membro do consulado do país africano, mas ele acredita que não. "Muito provavelmente ele tenha usado essa história para dificultar a ação policial", afirmou.

O Nem

De acordo com o Disque-Denúncia, o chefe do tráfico da Rocinha, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, passou por diversos setores da "carreira" de traficante. Começou como "vapor", encarregado de entregar as drogas aos compradores, depois atuou como "soldado", na proteção dos locais de venda contra a polícia e traficantes de facções rivais, até assumir a gerência de uma boca de fumo. Ele passou a controlar grande parte das vendas em 2005, junto com João Rafael da Silva, o Joca. Após a prisão de Joca, em outubro de 2008, Nem assumiu o controle da favela.

Nem tem 35 anos e mandados de prisão por tráfico de drogas, homicídio, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. É a primeira vez que Nem é preso. O Disque-Denúncia oferecia recompensa de R$ 5 mil por informações que levassem a sua prisão.

A Rocinha é uma das maiores favelas da América Latina e fica entre dois dos bairros mais ricos do Rio de Janeiro, São Conrado e Gávea. Segundo o Censo 2010, a favela conta hoje com 69,3 mil habitantes. Apesar de a secretaria de segurança não confirmar a data, a invasão da Rocinha para a instalação de uma UPP está marcada para o próximo domingo. Desde a madrugada desta quinta-feira, a polícia faz um cerco à favela.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade