PUBLICIDADE

Polícia

Prefeitura usa 800 homens para limpar e liberar vias no Alemão

30 nov 2010 - 08h35
(atualizado às 12h53)
Compartilhar
Luís Bulcão Pinheiro
Direto do Rio de Janeiro

A operação especial da prefeitura do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão se concentra na coleta de lixo e na liberação das vias de acesso às favelas. A equipe da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) já retirou, desde a segunda-feira, toneladas de lixo que estão sendo armazenadas em um depósito a céu aberto na esquina da estrada do Itararé.

Operações tapa-buraco também ocorrem na Joaquim de Queiroz, a principal via da favela da Grota. As equipes trabalham para o fechamento de uma cratera aberta pelos traficantes que se junta à rede de esgoto e impede a passagem de veículos. Barras de ferro e carros utilizados em barricadas também estão sendo retirados. O comércio funciona normalmente, e muitos moradores retornam para suas casas. De acordo com a prefeitura, 800 homens são utilizados na força-tarefa.

Escolas

As estimadas 11 mil crianças que ficaram sem aulas desde o início das operações policiais próximas às favelas do Alemão devem voltar às escolas nesta terça-feira. Segundo a Secretaria de Educação, uma equipe de psicólogos vai percorrer as escolas, e o assunto da violência e da ocupação da polícia será abordado em aula.

Violência

Os ataques tiveram início na tarde de domingo, dia 21, quando seis homens armados com fuzis incendiaram três veículos por volta das 13h na Linha Vermelha. Enquanto fugia, o grupo atacou um carro oficial do Comando da Aeronáutica (Comaer). Na terça-feira, todo efetivo policial do Rio foi colocado nas ruas para combater os ataques e foi pedido o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fiscalizar as estradas. Ao longo da semana, Marinha, Exército e Polícia Federal se juntaram às forças de segurança no combate à onda de violência que resultou em mais de 180 veículos incendiados.

Na quinta-feira, 200 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) tomaram a vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. Alguns traficantes fugiram para o Complexo do Alemão, que foi cercado no sábado. Na manhã de domingo, as forças efetuaram a ocupação do Complexo do Alemão, praticamente sem resistência dos criminosos, segundo a Polícia Militar. Entre os presos, Zeu, um dos líderes do tráfico, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes em 2002.

Desde o início dos ataques, pelo menos 39 pessoas morreram em confrontos no Rio de Janeiro e 181 veículos foram incendiados.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade