PUBLICIDADE

Polícia

PR transfere 38 presos para presídios federais; agentes reclamam de escolta

A medida, segundo o secretário estadual de Segurança, Cid Vasques, acontece depois de a inteligência das polícias do Paraná identificarem movimentações suspeitas, fora dos muros do presídio, que poderiam estar ocorrendo por ordens dos presos

20 mar 2013 - 17h24
(atualizado às 17h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Secretaria Estadual de Justiça do Paraná transferiram, na manhã desta quarta-feira, 38 presos de presídios estaduais localizados na região metropolitana de Curitiba para presídios federais de fora do Estado. A medida, segundo o secretário estadual de Segurança, Cid Vasques, acontece depois de a inteligência das polícias do Paraná identificarem movimentações suspeitas, fora dos muros do presídio, que poderiam estar ocorrendo por ordens dos presos. Vasques não relacionou, entre essas movimentações, o assassinato de dois agentes penitenciários na última semana, como uma das causas da transferência.

Vinte presos foram enviados para o presídio federal de segurança máxima de Mossoró (RN), e outros 18, para Porto Velho (RO). Segundo o secretário, a transferência já estava sendo estudada antes dos assassinatos dos agentes Wilmar Antonio Prestes (na segunda-feira) e Valdecir Gonçalves da Silva (na última quarta-feira).

Também na manhã desta quarta-feira, os agentes penitenciários reclamaram que a Secretaria de Segurança Pública não cumpriu com a promessa de escoltá-los de casa até o serviço, como foi acordado ontem. "Isso não aconteceu. Esta promessa não foi cumprida. E não é somente este não cumprimento que me assusta. Também me preocupo com esta medida tímida tomada pelo governo. Os agentes estão vulneráveis não apenas no trajeto ao trabalho", disse o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, José Roberto Neves.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que houve, sim, a escolta, mas ela aconteceu de forma velada, sem viaturas caracterizadas e giroflex, por questões de segurança. Segundo a secretaria, a forma como a escolta será feita nos próximos dias será variada para garantir essa segurança.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade