PUBLICIDADE

Polícia

PR: Justiça condena 47 doleiros com penas de até 11 anos

6 jun 2014 - 12h23
Compartilhar
Exibir comentários

A Justiça Federal condenou nesta semana 47 pessoas por crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Elas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal, em 2010, tendo como base a Operação Curaçao, desencadeada pela Polícia Federal. Segundo a sentença, proferida pela 13ª Vara Federal de Curitiba, dos 52 acusados, cinco foram absolvidos por falta de provas. As penas variam de três anos e nove meses a onze anos e oito meses de reclusão. 

Eles eram acusados de controlar do Brasil contas em nome de off-shores e de pessoas interpostas no First Curaçao International Bank, com sede nas Antilhas Holandesas. A instituição foi investigada pelas próprias autoridades dos Países Baixos em 2006 e posteriormente foi dissolvida.

Durante este processo, a investigação revelou que diversos dos controladores das contas secretas mantidas no Banco eram brasileiros. As autoridades dos Países Baixos compartilharam as provas com as autoridades brasileiras, o que, após investigação da Polícia Federal, resultou na ação penal no Brasil pelo MPF. Na época, os denunciados teriam cometidos crimes que somaram mais de US$ 700 milhões.

Na sentença, foi reconhecido que as contas eram controladas a partir do Brasil pelos acusados, operadores do mercado negro de câmbio, e que eram utilizadas para a prática de crimes de evasão fraudulenta de divisas e de lavagem de dinheiro. Os condenados ainda poderão recorrer da decisão. 

Batismo de fogo: Os nomes inusitados das operações policiais Batismo de fogo: Os nomes inusitados das operações policiais

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade