PUBLICIDADE

Polícia

PR: delegados e policiais são denunciados por extorquir comerciantes

15 ago 2013 - 15h14
(atualizado às 15h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério do Público do Estado do Paraná (MP-PR) ofereceu denúncia nesta quinta-feira contra quatro delegados e 15 investigadores que foram alvo da Operação Vortex, realizada em abril deste ano pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A denúncia também acusou um agente de apoio e três comerciantes. De acordo com o MP-PR, houve a formação de uma quadrilha dentro da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba, que extorquiam proprietários de comércio ferro-velho.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/batismo-de-fogo/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/batismo-de-fogo/">Os nomes “inusitados“das operações policiais</a>

Os policiais da delegacia intensificavam fiscalizações para, depois, exigir dinheiro pela liberação do comerciante. Também houve casos em que o empresário ofereceu dinheiro para não ser alvo de fiscalizações.

Os promotores do Ministério Público incluíram na denúncia 24 casos criminosos envolvidos com a quadrilha - entre eles, concussão, abuso de direito, calúnia, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e corrupção passiva. As investigações duraram oito meses.

Quando a Operação Vortex foi deflagrada, em abril, houve a prisão de dois delegados e um investigador da Polícia Civil por porte ilegal de arma. Na casa de um deles, também foram encontrados US$ 98 mil em espécie e munição de uso restrito.

Inicialmente, a operação visava apenas o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão, incluindo a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, o 6º Distrito Policial e a Divisão de Crimes contra Patrimônio, além de residências dos policiais investigados e revendedores de peças usadas.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade