PUBLICIDADE

Polícia

PR: 12 PMs são detidos por suspeita de matar 5 pessoas

31 out 2009 - 12h05
Compartilhar

A Polícia Militar do Paraná deteve na tarde de sexta-feira 12 policiais da corporação acusados de envolvimento na morte de cinco pessoas, no bairro Alto da Glória, em Curitiba, no dia 10 de setembro. As detenções foram pedidas pela própria Polícia Militar depois de um inquérito policial militar instaurado pelo Comando do Policiamento da Capital.

O pedido foi aceito e embasado pelo juiz Davi Pinto de Almeida, que expediu no início da tarde de sexta medida cautelar restritiva de liberdade contra os policiais militares.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) acompanhou as investigações a pedido da Secretaria da Segurança Pública e também investiga paralelamente as acusações de homicídio doloso.

Segundo as investigações, na noite do dia 10 de setembro de 2009 equipes do 20° Batalhão da PM localizaram um veículo furtado com cinco pessoas e iniciaram uma perseguição.

Quando estavam na rua Nicolau Maeder, no bairro Alto Glória, bateram o carro. De acordo com o IPM, os cinco jovens estavam feridos e teriam se rendido aos policiais, que os algemaram e colocaram na viatura.

Ao contrário da versão repassada pelos PMs, os rapazes não teriam atirado contra a polícia. O aparelho rastreador implantado nas viaturas da PM pela Secretaria da Segurança demonstrou também que as viaturas seguiram primeiro para um matagal no bairro Santa Cândida e só depois as vítimas foram levadas mortas ao Hospital Cajuru.

Segundo o comandante geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, ao agirem, em tese, com desvio de conduta e atuarem de maneira contrária às leis vigentes, os policiais teriam ferido a ética que norteia a ação de todos os policiais militares que atuam na corporação.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade