PUBLICIDADE

Polícia

Por investigação de saques, Polícia do Rio criará ouvidoria

30 nov 2010 - 03h45
(atualizado às 07h21)
Compartilhar

A Polícia Militar criará na tarde desta terça uma ouvidoria para registrar queixas de moradores dos complexos da Penha e do Alemão que acusam policiais civis e militares de estarem saqueando suas casas durante as operações na região. Ontem, o comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, anunciou que, caso os saques sejam comprovados, irá expulsar os PMs que tiverem participado.

O representante de vendas e pastor evangélico Ronai de Almeida Lima Braga Júnior, 32 anos, registrou queixa na 22ªDP (Penha) depois que, segundo seu relato, policiais invadiram sua casa e roubaram R$ 31 mil. A quantia foi sacada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dias antes. Ronai havia acabado de deixar a empresa onde trabalhara por 10 anos.

Muitos moradores também se queixam a repórteres no Alemão que, no dia seguinte à ocupação, encontraram suas casas com as portas arrombadas, eletrodomésticos quebrados e roupas reviradas.

A ouvidoria funcionará no 16º BPM (Olaria). Um número de telefone será colocado à disposição. Antes de anunciar a medida, Mário Sérgio discutiu o assunto com o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e o chefe de Polícia Civil, Allan Turnowski.

"Agora é para sempre"

"A impressão que tenho é de que as pessoas se livraram de vermes e parasitas". Foi assim que o comandante-geral da PM, Mário Sérgio Duarte, definiu o que sentiu depois de conversar com moradores das favelas ocupadas no começo da noite de ontem. O oficial garantiu que a invasão da polícia na região é definitiva. "Chegamos para não sair mais. Agora é para sempre. Para sempre", disse para moradores que estavam em um bar na Rua Joaquim de Queiroz, um dos acessos ao Complexo do Alemão. "Fique com Deus. E bom trabalho para o senhor", respondeu uma moradora.

O comandante disse ainda que o Bope poderá permanecer nas comunidades por mais de um ano e não descartou a instalação de uma unidade do batalhão dentro dos complexos de favelas.

Em seguida, Mário Sérgio pediu aos moradores que não se esqueçam dos documentos. "Esse é um momento de varredura. É importante que vocês andem com algum documento com foto. Isso vai facilitar muito o nosso trabalho", explicou.

Policiais civis usam cão durante averiguação no Complexo do Alemão
Policiais civis usam cão durante averiguação no Complexo do Alemão
Foto: AP
Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade