PUBLICIDADE

Polícia

Polícia prende sete acusados de integrar milícia no Rio

27 ago 2009 - 02h38
Compartilhar

A Polícia Civil prendeu ontem sete acusados de envolvimento com a milícia Liga da Justiça, entre eles um sargento do Regimento de Polícia Montada Enyr Cony dos Santos (RPMont), suspeito do desaparecimento de quatro pessoas de mesma família na Favela do Barbante, em Inhoaíba. Entre os presos também estão um ex-PM, excluído por extorsão, e ex-guarda municipal.

Policiais da 35ª DP (Campo Grande) chegaram até o PM Valdenir Menezes Pereira, 49 anos, ao localizar o Corolla prata que ele usava, com placa fria de Santo André (SP) e clonado. O carro estava estacionado na Rua Conservatória, em Campo Grande, enquanto o sargento almoçava na casa de Wellington de Oliveira, 34. Quando saíram, o PM foi abordado. Os investigadores encontraram três armas no carro ¿ submetralhadora Uzi, pistola 380 e revólver 38, além de 98 munições.

Controle de Pagamento

Os agentes também encontraram controle de pagamento de transporte alternativo com placas de várias vans e R$ 1.090. Wellington estava acompanhado do compadre Carlos Alberto de Aguiar, 43 anos, que admitiu aos policiais que trabalha como cobrador de van. Os dois estavam no Mercedes Classe A, placa LNV-3393, contra o qual havia dois mandados de busca e apreensão.

De acordo com o delegado Ronald Hurst, a polícia tinha a informação de que esses dois veículos estariam envolvidos na morte de quatro pessoas na Favela do Barbante, em junho. Segundo o delegado, a família foi morta porque um dos parentes, que não estava em casa, era testemunha em processo contra integrantes da Liga da Justiça em outra chacina, de sete moradores, em 2008.

Valdenir, Wellington e Carlos Alberto vão responder por porte compartilhado de armas e adulteração no sinal do veículo. Segundo o delegado, o sargento já havia sido preso na Operação Tingui, da Polícia Federal, por envolvimento com o tráfico na Zona Oeste e exploração de máquinas caça-níqueis. À época, ele estava no 14º BPM (Bangu) e o próprio comandante também foi preso.

Grupo acusado de extorsão

Denúncia anônima levou à prisão outros quatro homens envolvidos com a Liga da Justiça, terça-feira. Policiais que integram a Missão Suporte da Delegacia de Homicídios da Zona Oeste (DH-Oeste) capturaram em flagrante grupo que extorquia dinheiro de comerciantes no Largo do Mendanha, em Campo Grande.

O ex-PM Lúcio Alexandre Araújo, expulso por extorsão, o ex-guarda municipal Daniel Fernandes Santos, Claudinei Rodrigues e Sidnei Garcia da Costa estavam num Renault Clio clonado. O carro verdadeiro foi roubado na área da 59ª DP (Duque de Caxias).

Em junho, família de testemunha desapareceu

No dia 29 de junho deste ano, quatro parentes da principal testemunha de uma chacina cometida pela milícia Liga da Justiça, em que sete pessoas morreram e duas ficaram feridas na Favela do Barbante, em agosto do ano passado, desapareceram. Os corpos nunca foram encontrados.

Uma das vítimas era um homem de 90 anos. Um vizinho também está sumido. A polícia recebeu informações sobre os carros usados no transporte dos cadáveres. O Corolla e o Mercedes apreendidos ontem serão encaminhados para nova perícia, para tentar localizar vestígios das vítimas.

O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
Compartilhar
Publicidade