PUBLICIDADE

Polícia

Polícia prende quadrilha suspeita de furtar e adulterar leite em Goiás

Grupo adicionava água, açúcar e sal em leite furtado de produtores do sul do Estado. Cerca de 10 mil litros eram furtados semanalmente

20 mai 2013 - 13h19
(atualizado às 13h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Imóvel usado no armazenamento dos produtos ilegalmente adicionados ao leite apresentava péssimas condições de higiene
Imóvel usado no armazenamento dos produtos ilegalmente adicionados ao leite apresentava péssimas condições de higiene
Foto: Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Civil prendeu em Morrinhos, a 128 quilômetros de Goiânia, sete suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no roubo e adulteração de leite na região sul de Goiás. As prisões são fruto de uma operação desencadeada na madrugada de domingo, após denúncias do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Goiás (Sindileite).

Os presos foram identificados como Humberto Pereira Oliveira, 48 anos - apontado como o chefe da quadrilha -, Liomar Fernandes Rodrigues, 39 anos, Leandro José de Souza, 37 anos, Julio Cesar Silva, 22 anos, Weider Aleixo Silva, 25 anos, José Roberto Paulo de Souza, 22 anos, e Gilciene Elias da Costa, 38 anos. Segundo o delegado Rilmo Braga, responsável pelas investigações, a quadrilha furtava cerca de 10 mil litros a cada semana. Entre as vítimas do grupo estavam produtores das cooperativas Complem, Bela Vista, Marajoara e Italac.

O monitoramento da quadrilha presa foi iniciado em novembro do ano passado. Segundo a Polícia Civil, Humberto empregava os demais presos como seus motoristas, trafegando pelas principais linhas e rotas leiteiras da região, transportando dezenas de milhares de litros de leite semanalmente. Somente esse mês, Humberto havia transportado mais de 700 mil litros de leite em seus três caminhões, todos apreendidos.

Suspeitas dão conta de que Humberto furtava aproximadamente 15% do leite que transportava, principalmente dos cooperados da região da Areia, Marcelania, Bom Jardim das Flores, Edealina e da região do Mimoso. Consta nos autos que ele levava esse leite furtado para sua fazenda na região do trevo de Buriti Alegre, e lá produzia um leite adulterado com substâncias que aumentavam a quantidade do leite.

Análises preliminares apontam que os suspeitos incluíam água, sal e açúcar no leite, que possivelmente seria revendido para laticínios piratas na região, onde eram produzidos queijos e derivados sem qualquer procedência. Na fazenda de Humberto foram apreendidos 690 quilos de açúcar e 75 kg de sal.

No local foram apreendidos ainda centenas de litros do leite adulterado, além de um revólver que era usado por Humberto, segundo denúncias, inclusive para convencer comparsas a permanecer na quadrilha criminosa. Cálculos preliminares apontam que a quadrilha furtava aproximadamente R$ 60 mil mês dos produtores.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade