PUBLICIDADE

Polícia

Polícia prende chefe do tráfico de facção criminosa do Rio

23 mar 2012 - 15h32
Compartilhar

A Polícia Civil prendeu na quinta-feira um dos principais chefes do tráfico de uma facção criminosa que atua nas comunidades de Vila Kennedy e Metral, na zona oeste, e Mandela, na zona norte do Rio de Janeiro. Leonardo Farinazo Pampuri, 37 anos, conhecido como "Léo Barrão", foi capturado em uma vila de pescadores, na Ilha de Itacuruçá, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio, após cerca de dois meses de monitoramento da polícia fluminense.

De acordo com o delegado Emerson Franco Rocha, titular da 44ª DP, Léo Barrão é o terceiro na hierarquia do tráfico da facção criminosa e atua coordenando o dinheiro da venda ilegal de drogas. "Ele recebe boa parte do dinheiro do tráfico e é responsável por repassar para as famílias dos líderes da facção criminosa que estão presos", explicou o delegado.

Ainda segundo o titular, a quadrilha era investigada pela delegacia há cerca de quatro anos. Em fevereiro, os policiais chegaram à localização do criminoso, que passou a ser monitorado. "Por orientação da chefia de polícia estamos fazendo um trabalho quase que cirúrgico nas comunidades dominadas pelo tráfico. Queremos prender e tirar das ruas esses traficantes sem fazer barulho", destacou o titular.

Leonardo é ex-chefe do tráfico da Vila Kennedy e gerenciou a comunidade da Fazendinha, em Inhaúma, zona norte do Rio. Ele é apontado ainda como um dos principais responsáveis pelos "bondes", em que traficantes roubavam veículos na zona norte para usar no transporte de drogas e armas. Contra Léo Barrão havia quatro mandados de prisão pendentes - dois por tráfico de drogas e dois por homicídio, um deles pela morte de Henrique Fernandes da Silva, chefe da segurança do presídio de Bangu 3, em 2005. Ele tem 14 anotações criminais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade