PUBLICIDADE

Polícia

Polícia investiga uso de adolescentes no tráfico no Alemão

23 jul 2014 - 11h05
(atualizado às 12h18)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga o uso de adolescentes na venda de drogas no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. O delegado titular da 45ª DP (Complexo do Alemão), Felipe Curi, explicou que o tráfico na região tem recrutado adolescentes e pessoas sem antecedentes criminais para agirem de forma dissimulada na comercialização de entorpecentes. Desde a inauguração da delegacia, há sete meses, agentes da unidade detiveram 48 adolescentes.

De acordo com o delegado titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Gilson Perdigão, há um inquérito na especializada que investiga o tráfico na região e o uso de adolescentes em funções importantes na comercialização de drogas. Além de responderem por tráfico e associação para o tráfico, a quadrilha que opera no Alemão será indiciada também por corrupção de menores.

Na terça-feira, o policiamento no conjunto de favelas, ocupado pela polícia desde novembro de 2010, recebeu o reforço de 300 homens de outras unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O efetivo ficará no Complexo do Alemão por tempo indeterminado. 

O serviço de teleférico, que atende a cerca de 12 mil pessoas por dia, voltou a funcionar nesta quarta-feira depois de permanecer seis dias fechado devido a "problemas de segurança pública" na região. As maior parte das escolas da região também reabriram – apenas dois espaços de educação infantil que atendem a 437 alunos permanecem fechados.

Tiroteios no Alemão

Desde domingo, os tiroteios deixaram dois mortos e um policial militar ferido. Segundo a Polícia Militar, os dois mortos foram atingidos durante confronto com a polícia. O policial militar segue internado em observação no Hospital Central da Polícia Militar. Na madrugada de terça, policiais voltaram a entrar em confronto com criminosos durante um patrulhamento no Morro do Alemão, que integra o complexo. Ninguém foi preso ou ferido, segundo a Polícia Militar.

De acordo com o comandante das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), coronel Frederico Caldas, o policiamento foi reforçado principalmente nas comunidades do Alemão, Nova Brasília e Fazendinha para dar maior garantias para que os comerciantes e escolas possam funcionar, além de manter a tranquilidade no complexo.

Frederico Caldas disse que na comunidade Nova Brasília foi intensificado o policiamento nas áreas do Beco do Sabino, Largo do G, e também na Sorveteria, devido à topografia do lugar, onde os criminosos costumam se esconder para atacar os policiais.

Governo diz que não vai recuar

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, condenou a ação de criminosos que atacaram a base da UPP do Complexo do Alemão e balearam um policial no último final de semana. Beltrame garantiu que a polícia não vai mais suportar ações como essa e vai permanecer atuando na comunidade. Segundo ele, o serviço de inteligência está sendo feito e já há, pelo menos, 50 mandados de prisão a serem cumpridos no Alemão. No entanto, ele ressalta que a dificuldade é a localização desses bandidos.

"O Alemão é um lugar muito denso, onde você não tem mobilidade e a polícia não pode transitar com tranquilidade para fazer o patrulhamento, mas a polícia está lá, e é maioria. Nós não vamos voltar atrás nestas ações. Infelizmente, vamos passar por cenas dessa natureza, porque desmanchar um quadro de criminalidade do tamanho que nós tínhamos no Rio de Janeiro não vai acontecer de uma hora para outra. Hoje, nós temos problemas, mas temos uma ação bastante contundente da polícia", disse.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade