PUBLICIDADE

Polícia

Polícia identifica 2 por assalto a cofres na Paulista em SP

10 set 2011 - 12h57
(atualizado às 13h07)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo identificou, por meio de imagens de câmeras de segurança, dois integrantes do grupo que realizou um roubo a banco milionário em uma agência do Itaú na avenida Paulista no mês passado. Segundo o delegado-geral Marcos Carneiro Lima, a reprodução das imagens em fotos possibilitou o reconhecimento da dupla, que teria envolvimento com a facção criminosa conhecida como PCC.

O assalto ocorreu entre a noite do 27 de agosto e a madrugada do dia seguinte, mas só na semana passada a delegacia de roubo a bancos do Departamento de Investigação do Crime Organizado (Deic) foi acionada. Como os cofres eram particulares, não foi realizado um levantamento completo sobre os bens levados, mas a polícia acredita em um prejuízo de milhões de reais em jóias.

Pelo menos 170 cofres alugados foram arrombados, de acordo com as investigações. O secretário de Segurança Pública do Estado apontou "um suposto problema no registro do crime". "Se, de fato, houve um hiato entre a comunicação do distrito e o início das investigações da 5ª Delegacia de Roubo a Banco, nós vamos apurar e apontar responsáveis", afirmou o secretário no final do desfile do Sete de Setembro, no Anhembi, na zona norte de São Paulo.

A ação durou dez horas. A quadrilha entrou na agência do Itaú pela porta da frente e roubou cerca de 170 cofres, levando joias e dinheiro que podem chegar a milhões de reais. O alarme estava desligado e o botão de pânico foi desativado pelos criminosos, que foram até o subsolo do prédio.

Segundo Ferreira, por serem os chamados "crimes de oportunidade", os roubos a banco são difíceis de evitar pelo patrulhamento ostensivo da polícia. "É uma ação difícil, planejada, muitas vezes com a participação de pessoas internas do banco. A polícia está investigando para saber o que aconteceu e o que possibilitou que a ação criminosa durasse 10 horas", disse.

O boletim de ocorrência do roubo a banco foi registrado no dia 28 pelo delegado Rodrigo Fiacadori, plantonista do 78º Distrito Policial (Jardins), que foi à agência verificar a situação e solicitar perícia. Os policiais da 5ª Delegacia de Repressão a Roubos a Banco trabalham com a Delegacia de Repressão a Roubo de Joias (DRRJoias), ambas do Deic.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade