PUBLICIDADE

Polícia

Polícia faz operação para prender 40 criminosos no Alemão

Objetivo é por fim à onda de ataques a policias

18 set 2014 - 08h21
(atualizado às 10h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma operação envolvendo 300 policiais tenta cumprir 40 mandados de prisão no Complexo do Alemão na manhã desta quinta-feira no Rio de Janeiro. O objetivo é prender responsáveis pelos ataques a policiais nas áreas de Unidades de Polícia Pacificadora, e tentar por fim à onda de ataques a policiais, que seriam uma espécie de resposta à prisão de vários traficantes ligados à facção criminosa que comandava o tráfico de drogas no local, nos últimos meses.

A investigação durou oito meses e envolve a Delegacia do Complexo do Alemão, o Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco), subsecretaria de inteligência do Estado. De acordo com a denúncia, o principal procurado é o líder da quadrilha Edson Silva De Sousa, vulgo “Orelha”, além de 40 outros traficantes, entre eles o que seria gerente-geral, Igor Cristiano Santos De Freitas, vulgo “King” ou “Iguinho”. A Operação Urano cumpre também sete mandados de busca e apreensão de adolescentes, expedidos pelo juízo da Infância e Juventude. 

As investigações apontam que depois da ocupação do Alemão, os traficantes passaram a cooptar menores sem anotação criminal para atuarem na venda de drogas e também para  passarem informações da movimentação de policiais nas UPPs. Os menores ficariam na frente das UPPs e passariam as informações por mensagem de celular.

De acordo com escuta telefônica autorizada pela justiça, há trechos da conversa de Risodalva Barbosa dos Santos, mulher de King, em que ela afirma que 50 homens estavam a postos para ataque sistemáticos à UPP, UPA e ônibus que circulam na região. Até o momento 15 pessoas já foram presas. 

Batismo de fogo: Os nomes inusitados das operações policiais Batismo de fogo: Os nomes inusitados das operações policiais

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade