PUBLICIDADE

Polícia

Polícia apresenta 10 presos após invasão de hotel no Rio

21 ago 2010 - 16h09
(atualizado às 17h44)
Compartilhar
Luís Bulcão Pinheiro
Direto do Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Rio de Janeiro apresentou, na 15ª Delegacia de Polícia (Gávea), os 10 homens que invadiram o Hotel Intercontinental e trocaram tiros com policiais militares na manhã deste sábado no bairro de São Conrado, na zona sul da cidade.

Turistas saem do Hotel Intercontinental sob a proteção da PM
Turistas saem do Hotel Intercontinental sob a proteção da PM
Foto: O Dia

Os homens foram levados em um veículo blindado, chamado de 'Caveirão'. Eles foram recebidos na porta da delegacia da Gávea por moradores da Rocinha e familiares dos criminosos que gritavam "Jesus te ama". Segundo a polícia, 26 funcionários do hotel também estiveram na delegacia.

O grupo preso é parte de um grupo maior, estimado em 60 pessoas, que foi surpreendido por policiais militares quando estava se deslocava em cinco vans e dois carros em direção à Rocinha. A suspeita é de que eles estariam retornando de uma festa no Vidigal, morro localizado entre o Leblon e São Conrado. Os comandos do tráfico nas duas comunidades são pertencentes à mesma facção criminosa.

Na fuga, 10 invadiram o hotel pela cozinha. De acordo com o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) coronel Paulo Henrique, o grupo fez 35 reféns, mas não fez nenhuma exigência para libertar as vítimas. Ele afirmou que a mãe de um dos criminosos e um representante da assosciação dos moradores da Rocinha ajudaram na negociação, que durou cerca de duas horas.

Os reféns foram libertados às 11h30min. Nenhum deles foi ferido e os 10 sequestradores foram presos. No grupo estava o traficante conhecido como Perna, que de acordo com Paulo Henrique, é braço direito de Nem, comandante do tráfico na favela.

Na troca de tiros fora do hotel, uma mulher morreu e sete pessoas ficaram feridas - entre elas, quatro policiais militares do 23º Batalhão. Um sargento levou um tiro no joelho. Um outro sargento e um soldado levaram tiros nas mãos e um cabo levou um tiro no antebraço.

Policiais confirmaram que um dos traficantes chegou a ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Rocinha, mas teria fugido. Não há confirmação sobre outros traficantes feridos.

Entenda o caso

Por volta das 8h deste sábado, um grupo de traficantes entrou em confronto com a Polícia Militar nas proximidades da favela da Rocinha. Dez criminosos fugiram e invadiram o Hotel Intercontinental, no bairro de São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro. Na troca de tiros, morreu Adriana Duarte de Oliveira dos Santos, 41 anos. Segundo a PM, a mulher fazia parte do grupo e havia mandado de prisão temporária expedido contra ela desde fevereiro.

Sete pessoas ficaram feridas, mas quatro já receberam alta. Os traficantes fizeram 35 reféns, entre hóspedes e funcionários, na cozinha do estabelecimento. Depois de quase duas horas de negociação com o Bope, o grupo se entregou. Com eles, foram apreendidos oito fuzis, cinco pistolas, munição, granadas e rádios.

Com informações de O Dia.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade