PUBLICIDADE

Cidades

PM mata adolescente 'acidentalmente' e gera protesto na zona norte de SP

Segundo a Polícia Militar, vítima foi morta por um disparo feito durante uma tentativa de abordagem policial

27 out 2013 - 20h31
(atualizado em 28/10/2013 às 10h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Moradores da Vila Medeiros, na região do Jaçanã, zona norte de São Paulo, atearam fogo em três ônibus e em um automóvel na noite deste domingo em protesto contra a morte de um adolescente de 17 anos. Segundo a Polícia Militar (PM), a revolta teve início por volta das 19h40, na avenida Mendes da Rocha, depois que um policial atirou "acidentalmente" contra a vítima.

De acordo com a Polícia Militar, na tarde do domingo vários policiais foram ao bairro Jaçanã para atender um incidente, quando, após tentar revistar dois suspeitos, houve um "disparo acidental" que atingiu o adolescente Douglas Martins Rodrigues no tórax, por volta das 14h30. O jovem foi socorrido e levado ao Hospital Jaçanã, onde morreu, e o PM responsável pelo disparo, Luciano Pinheiro Bispo, 31 anos, foi "acusado de flagrante delito por homicídio culposo".

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), testemunhas afirmaram na delegacia que o tiro pareceu acidental. A arma do PM foi apreendida e a perícia realizada no local. O policial foi detido e encaminhado ao presídio militar Romão Gomes. 

Em entrevista ao Bom Dia São Paulo, a mãe de Douglas afirmou que ele ainda perguntou ao policial por que havia sido baleado. “(Ele perguntou) Senhor, por que o senhor atirou em mim? Nem ele sabe porque ele levou um tiro", disse a mãe do garoto.

O caso foi registrado no 73º Distrito Policial (Jaçanã), mas encaminhado ao 39 DP (Vila Gustavo), onde será investigado. 

Morte causa protesto na região

Revoltados, os moradores protestaram em vários pontos da região da Vila Medeiros. No total, três ônibus foram depredados, mais três coletivos e dois veículos, queimados; uma viatura da PM teve vidros quebrados e duas agências bancárias foram depredadas. O fogo em um dos ônibus atingiu a rede elétrica, interrompendo o fornecimento na região. O protesto só terminou por volta das 4h desta segunda-feira.

Além dos veículos incendiados, os manifestantes bloquearam ruas da região com entulho. Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas à região para controlar os focos de incêndio.

Por volta das 20h, policiais da Força Tática da PM chegaram ao local para dispersar os manifestantes, fazendo uso de gás lacrimogêneo e balas de borracha. Às 21h40, de acordo com a PM, a situação havia sido controlada e a manifestação era pacífica.

Com informações das agências EFE e Brasil.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade