PUBLICIDADE

Polícia

PM: inquérito sobre Amarildo deve ser entregue semana que vem

21 fev 2014 - 16h53
(atualizado às 16h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O Inquérito Policial Militar (IPM) sobre o desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza deve ser concluído e entregue à Corregedoria da Polícia Militar na próxima semana. O IPM é uma investigação interna, realizada pela própria PM, sobre possíveis transgressões e desvios de conduta cometidos por seus agentes. A investigação está à cargo da 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM). Paralelo ao inquérito, há um processo criminal que tramita na 35ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/desaparecidos/">Desaparecidos - Eles nunca voltaram para casa</a>

Vinte e cinco policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha foram denunciados pelo Ministério Público Estadual à Justiça no processo. Eles são acusados de tortura e morte do ajudante de Pedreiro Amarildo de Souza, em 14 de julho do ano passado.

Ontem, foi realizada a primeira audiência de instrução do caso na Justiça, com o depoimento de três testemunhas de acusação: os delegados da Divisão de Homicídios Rivaldo Barbosa e Ellen Souto, além do inspetor de Polícia Civil Rafael Rangel. 

Outros Amarildos

Segundo o advogado da família de Amarildo, João Tancredo, a audiência de ontem reforçou as acusações já feitas pela denúncia do Ministério Público e acrescentou informações novas, como a de que outras pessoas podem ter sido torturadas e mortas por policiais da UPP da Rocinha.

"Foi uma comprovação daquilo que a gente já sabia. O fato novo que tem é que o delegado (Rivaldo) disse que tem 'outros Amarildos' na Rocinha. Isso é algo importante porque a gente já sabia que tinha a prática de tortura (na UPP). Tem 22 denúncias no Ministério Público de torturas semelhantes às que foram feitas no Amarildo", disse Tancredo.

A assessoria de imprensa das Unidades de Polícia Pacificadora informou, por meio de nota, que as denúncias de tortura "foram feitas direto ao Ministério Público. A Coordenadoria de Polícia Pacificadora respeita as decisões da Justiça, porém não comenta informações às quais não teve acesso".

Também de acordo com o advogado, uma testemunha do caso afirma que, além dos integrantes da UPP, houve a participação de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na ocultação do corpo de Amarildo. "A informação que se tem é que o Bope retirou o corpo do Amarildo da Rocinha."

A Polícia Militar informou, no entanto, que, segundo o IPM, "não há nenhum indício que possa levar a conclusão que houve participação do BOPE, no caso Amarildo", diz a nota divulgada pela assessoria de imprensa da PM.

A 35ª Vara Criminal do Rio de Janeiro retomará as audiências de instrução do caso Amarildo depois do Carnaval. Segundo o Tribunal de Justiça, 17 testemunhas de acusação foram convocadas para depor na próxima audiência, marcada para 12 de março. E, de acordo com o advogado João Tancredo, entre as testemunhas está a esposa de Amarildo de Souza, Elisabete Gomes. 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade