PUBLICIDADE

Polícia

PM do Rio coloca todo o efetivo nas ruas para conter ataques

23 nov 2010 - 10h48
(atualizado às 13h00)
Compartilhar

A onda de ataques iniciada no fim de semana no Rio de Janeiro fez com que a Polícia Militar tomasse medidas drásticas. Nesta terça-feira, a cúpula da corporação anunciou que deu início à operação "Fecha Quartel", que prevê a utilização de todos os homens nas ruas com o objetivo de reforçar o patrulhamento.

A PM informou que reduzirá as folgas dos policiais gradativamente até o ano que vem. Existe, ainda, a promessa de contratação de mais 7 mil novos policiais. O porta-voz da PM, coronel Lima Castro, informou que, além da utilização de toda a força, a polícia aumentará o número de blitz para apreender materiais incendiários e prender suspeitos dos ataques.

Lima Castro informou também que a PM resolveu antecipar as medidas que seriam adotadas no fim do ano. Para o combate ao crime, a corporação ainda terá o Batalhão de Choque e 150 motocicletas.

Prisões em noite de incêndios

Na madrugada desta terça-feira, dois homens foram presos e dois menores apreendidos em Copacabana, zona sul do Rio, acusados de colocar artefatos explosivos embaixo de dois veículos. Segundo a polícia, os quatro são do morro Pavão-Pavãozinho, no mesmo bairro, comunidade onde uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) foi instalada há exatos 11 meses.

Na esquina das ruas Xavier da Silveira e Aires Saldanha, por volta de 1h, Thiago da Costa Garcia, 24 anos, acompanhado em uma moto de um menor de 15 anos, foi flagrado colocando um artefato aceso embaixo de um veículo, segundo a polícia. Com a aproximação de um segurança, a dupla fugiu. Ele conseguiu apagar o explosivo. Acionados, PMs fizeram um cerco e prenderam a dupla na rua Miguel Lemos. Meia hora depois, na rua Hilário de Gouveia, em frente à Igreja Nossa Senhora de Copacabana, outros dois ocupantes de uma moto foram vistos colocando um explosivo embaixo de outro veículo. O artefato não chegou a ser aceso, e a dupla fugiu. Já informados das características dos supeitos, PMs conseguiram identificar e aprender um menor de 17 anos, que estava sozinho, sentado na Praça Inhangá, ainda com o capacete em mãos.

No fim da madrugada, policiais da 12ª DP foram ao morro do Cantagalo, em Copacabana, e conseguiram prender Renan Fortunato do Couto, 19 anos, apontado como comparsa do menor e condutor da segunda moto. Ele foi detido na casa de uma amiga com três mulheres, consumindo maconha e cocaína. Ele foi reconhecido por PMs e não resistiu a prisão.

Ainda segundo o delegado Bruno Gilaberte, Thiago já tinha sido preso por furto, durante um assalto em Bonsucesso, quando trocou tiros com PMs. O menor de 15 anos também tem passagem pela polícia, mas por furto. Renan e as amigas serão indiciados por uso de drogas. Os quatro suspeitos de colocar os explosivos serão autuados por crime de explosão e formação de quadrilha. A pena pode chegar a nove anos de prisão.

Na noite desta segunda-feira, depois de uma tarde de aparente tranquilidade, bandidos voltaram a aterrorizar as ruas da cidade do Rio. Cinco veículos foram incendiados, sendo dois na Rodovia Presidente Dutra e três no Estácio e na Tijuca. Um veículo chamuscado na Praça da Bandeira também pode ter sido atacado por bandidos. Um motorista chegou a ser agredido. Na zona norte, uma cabine da PM foi metralhada próximo ao shopping Nova América, em Del Castilho.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade