PUBLICIDADE

Polícia

PF prende quadrilha suspeita de desviar dinheiro do Fome Zero

24 set 2013 - 15h44
(atualizado às 18h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira 14 pessoas suspeitas de fazer parte de uma quadrilha que desviava dinheiro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que faz parte do Fome Zero, do governo federal. A Operação Agro-Fantasma foi realizada em 15 municípios do Paraná, além de Bauru (SP) e Três Lagoas (MS). Entre as 14 pessoas detidas, 11 eram alvos de mandados de prisão e três foram presas em flagrante por porte ilegal de arma.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/batismo-de-fogo/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/batismo-de-fogo/">Os nomes “inusitados“das operações policiais</a>

A PF também cumpriu sete mandados de afastamento cautelar de função pública - seis funcionários públicos haviam sido afastados de seus cargos até a tarde desta terça-feira. Dos 37 mandados de condução coercitiva - que obriga a pessoa a prestar depoimento na delegacia -, 30 foram cumpridos.

Cerca de 200 policiais federais participaram da operação. A investigação iniciou em 2011 na cidade de Guarapuava (PR) a partir de outra operação, denominada Feira Livre, que havia investigado as fraudes em um dos municípios.

Foram encontradas evidências de desvio de recursos em todos os 22 programas investigados dos anos de 2009 a 2013 nos municípios paranaenses de Guarapuava, Foz do Jordão, Honório Serpa, Candói, Ponta Grossa, Irati, Rebouças, Teixeira Soares, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Itapejara D’Oeste, Goioxim, Pinhão e Querência do Norte. De acordo com a Polícia Federal, até o momento, 58 pessoas foram indiciadas nos crimes de apropriação indébita previdenciária, estelionato contra a Conab, quadrilha ou bando, ocultação de documento, peculato doloso, peculato culposo, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, condescendência criminosa e violação de sigilo funcional.

Entre as irregularidades constatadas, estão de pessoas que não eram produtoras rurais, mas que tinham seus nomes usados pelos coordenadores dos programas para desvio dos recursos; participantes dos programas sem capacidade produtiva de determinados produtos, recebendo os recursos sem a efetiva entrega dos produtos; entrega menor de produtos do que constava nos relatórios de entrega; produtores com notas fiscais com dados falsos; toneladas de produtos inexistentes ou acima de suas quantidades pagos pela Conab que não foram entregues; entre outras.

A Polícia Federal apurou também as mesmas irregularidades em outros 24 municípios paranaenses e seis Estados brasileiros. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (42) 3035-8713 ou pelo e-mail dpf.gab.gpb.srpr@dpf.gov.br.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade