PUBLICIDADE

Polícia

PF prende 39 em operação contra tráfico e homicídios no Sul

25 out 2011 - 09h26
(atualizado às 12h35)
Compartilhar

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira uma operação para desarticular uma organização criminosa dedicada a diversos crimes violentos, como roubo, sequestro e homicídios, além de formação de quadrilha armada, tráfico de drogas e de armas no Sul do País. A PF cumpriu 39 mandados de prisão expedidos pela Justiça no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e também cumpre 50 mandados de busca e apreensão nos Estados.

Além das ações violentas contra bancos, a quadrilha ainda roubava veículos, que eram clonados e utilizados para transporte dos criminosos, e assaltavam residências em Curitiba (PR)
Além das ações violentas contra bancos, a quadrilha ainda roubava veículos, que eram clonados e utilizados para transporte dos criminosos, e assaltavam residências em Curitiba (PR)
Foto: PF/Divulgação / Agência Brasil

Desde dezembro de 2010, as investigações identificaram 53 criminosos, organizados em uma grande quadrilha que cometeu 15 roubos em caixas eletrônicos dos bancos Santander, Sicredi, Caixa e Itaú, no Paraná e Santa Catarina, além de envolvimento direto no sequestro de funcionários e roubo de R$ 1 milhão do banco Continental, no Paraguai (Salto del Guairá), em maio deste ano.

Além das ações violentas contra bancos, a quadrilha ainda roubava veículos, que eram clonados e utilizados para transporte dos criminosos, e assaltavam residências em Curitiba (PR). No último mês de investigação, foi descoberto que os criminosos passaram a assaltar ônibus de turismo que passavam pela capital paranaense em direção a Foz do Iguaçu ou a São Paulo. Após um destes roubos, houve troca de tiros com uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apreensão de um fuzil e de uma pistola.

No período das investigações, houve outros quatro confrontos com forças policiais, sendo um deles no Paraguai, em junho deste ano, quando a quadrilha se preparava para uma investida contra um banco. Na ocasião, por meio de ação conjunta com a PF, as autoridades do país vizinho prenderam parte do bando e recolheram fuzis e explosivos.

Os principais investigados são criminosos de alta periculosidade e foragidos do sistema penitenciário, condenados por homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte), entre outros delitos. Os presos serão custodiados sob forte esquema de segurança por agentes da Penitenciária Federal de Catanduvas, podendo ser recolhidos a qualquer das quatro unidades do Sistema Penitenciário Federal.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade