PUBLICIDADE

Polícia

PF prende 30 em operação contra tráfico de animais silvestres

30 jun 2010 - 08h11
(atualizado às 10h16)
Compartilhar

A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta quarta-feira pelo menos 30 pessoas durante uma operação para desarticular a maior quadrilha brasileira de tráfico de animais silvestres. A Operação São Francisco pretende cumprir 32 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão nas cidades paranaenses de Curitiba, Cianorte, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, além de Florianópolis (SC), Ribeirão Preto (SP), Araraquara (SP), Piracicaba (SP), Campinas (SP), Capivari (SP) e São Paulo.

Arara azul está entre as espécies mais visadas pelo tráfico de animais silvestres
Arara azul está entre as espécies mais visadas pelo tráfico de animais silvestres
Foto: PF / Divulgação

Segundo Marcos Koren, coordenador da Comunicação Social da PF no Paraná, foram encontrados "verdadeiros zoológicos clandestinos" durante as buscas nos municípios de Cianorte (PR) e Piracicaba (SP). Ainda de acordo com Koren, os animais apreendidos são, em sua maioria, aves silvestres.

As investigações duraram cerca de oito meses e foram conduzidas pela unidade especializada na repressão aos crimes contra o meio ambiente da PF. Além de expedir os mandados de prisão, busca e apreensão, a Vara Federal Ambiental de Curitiba também decretou o sequestro dos bens de uma empresa e de uma pessoa física e de mandados de prisão e de busca e apreensão para cumprimento no exterior, com apoio da Interpol.

Os animais encontrados vivos em cativeiro serão apreendidos pelo Ibama e logo encaminhados para um centro de triagem de animais. Segundo a PF, caso seja possível, os exemplares trazidos ilegalmente ao Brasil serão devolvidos para seus países de origem, enquanto os animais levados clandestinamente do Brasil serão repatriados.

Segundo a PF, entre os envolvidos na quadrilha estão servidores públicos ocupantes de cargos de fiscalização e repressão ao tráfico de animais silvestres. Os investigados são acusados pelos crimes de maus-tratos de animais, tráfico internacional de espécies das faunas nativa e exótica, receptação, formação de quadrilha, falsificação de sinais públicos, tráfico de influência, crimes contra a ordem tributária e de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.

Durante as investigações, a PF prendeu um membro estrangeiro da quadrilha, que tentava desembarcar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com 64 ovos de aves exóticas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade