PUBLICIDADE

Polícia

PF prende 19 pessoas por extração de ouro ilegal em sete Estados

6 nov 2012 - 09h52
(atualizado às 18h49)
Compartilhar

A Polícia Federal prendeu 19 pessoas de uma organização criminosa dedicada à extração ilegal de ouro e com atuação em sete Estados do País até as 16h30 desta terça-feira, durante a Operação Eldorado. De acordo com as investigações, a quadrilha cometeu diversos crimes ambientais: exploração ilegal de recursos minerais, destruição de áreas de preservação permanente e poluição.

De acordo com a polícia, o ouro era extraído de áreas indígenas e garimpos ilegais
De acordo com a polícia, o ouro era extraído de áreas indígenas e garimpos ilegais
Foto: Polícia Federal / Divulgação

Batismo de fogo: veja nomes "inusitados" das operações policiais

Além do dano ao meio ambiente, a organização também cometeu delitos econômicos, contra bens da União, o Sistema Financeiro Nacional, assim como lavagem de dinheiro. A ação visava a cumprir 28 mandados de prisão temporária, oito de condução coercitiva e 64 de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal de Mato Grosso, a serem cumpridos no Pará, em Rondônia, no Amazonas, em São Paulo, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, além do próprio Mato Grasso.

De acordo com as informações da PF, o ouro, extraído das áreas indígenas e dos garimpos ilegais, era adquirido por empresas Distribuidoras de Títulos de Valores Mobiliários (DTVM). Após dissimular a origem, o produto era vendido como ativo financeiro para investidores em São Paulo. Em dez meses de investigação, foi possível constatar que apenas uma das três empresas envolvidas no esquema movimentou mais de R$ 150 milhões.

Mais de 300 policiais federais participam da operação, nos sete Estados, e outros 80 que atuam diretamente nos locais onde eram extraídos os metais preciosos. Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também participam da investigação desde o início.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade