PUBLICIDADE

Polícia

PF investiga sumiço de dados de pacientes e servidores de hospital no RS

1 jun 2013 - 16h55
(atualizado às 16h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal do Rio Grande do Sul abriu uma investigação para apurar o desaparecimento dos dados de pacientes e servidores do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas (RS), a 260 quilômetros de Porto Alegre. Na sexta-feira, a direção do hospital informou à delegacia da PF no município sobre o sumiço das informações sobre pacientes e funcionários, que ficaram nos arquivos digitais da instituição.

Peritos da PF foram deslocados de Porto Alegre a Pelotas para auxiliar nas investigações. O objetivo é descobrir se o desaparecimento dos dados tem origem criminosa, e se eles podem ser recuperados.

A direção do hospital divulgou uma nota neste sábado dizendo que o sumiço das informações foi constatado na madrugada de quinta-feira, quando seria feito um back-up dos dados dos servidores. A instituição afirmou na nota que "a situação identificada não é possível sem a interação humana, o que sugere que o Hospital tenha sido vítima de ato ilegal, que culminou com a perda de todos os dados da ADS Hospitalar incluindo os registros de pacientes e acesso dos profissionais".

Segundo o hospital, outros computadores que possuíam dados de back-up também tiveram seus arquivos apagados, "reforçando a ideia de ato premeditado". A instituição disse que "todas as medidas cabíveis estão sendo realizadas para identificar os responsáveis".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade