PUBLICIDADE

Polícia

PF faz operação contra lavagem de dinheiro em quatro estados

Quadrilha tinha esquema de evasão de divisas com grupo que agia no Paraguai

5 mar 2015 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a Operação Bemol, em parceria com a Receita Federal, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que, em menos de cinco anos, desenvolveu um esquema multimilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. De acordo com a PF, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva, 34 mandados de prisão temporária, 25 mandados de condução coercitiva e 68 mandados de busca e apreensão nos municípios de Foz do Iguaçu (PR), Santa Terezinha de Itaipu (PR), Matelândia (PR), Cascavel (PR), Toledo (PR), Altônia (PR), Joinville (SC), Soledade (RS), Ribeirão Preto (SP) e Monte Aprazível (SP). Estão envolvidos na ação 230 policiais federais e 30 servidores da Receita Federal.

Os criminosos usavam contas bancárias de 87 empresas, geralmente fictícias, para receber valores de pessoas interessadas em adquirir mercadorias, drogas e cigarros vindos do Paraguai. As investigações constataram que as empresas contratadas pela organização criminosa movimentaram R$ 600 milhões de origem ilícita.

A quadrilha lavava o dinheiro de origem ilícita vindo do Paraguai e transferia esse dinheiro para contas bancárias comandadas por doleiros. A operação foi batizada de “Bemol” por possuir o mesmo propósito da Operação Sustenido, deflagrada há menos de um ano pela Polícia Federal e pela Receita Federal em Foz do Iguaçu, que desarticulou organização criminosa especializada na prática dos mesmos delitos investigados na Operação Bemol.

O papel das organizações criminosas descobertas pelas Operações Sustenido e Bemol era o de fazer a ligação entre traficantes de droga, “cigarreiros” e empresários brasileiros, com os fornecedores de tais produtos residentes no Paraguai.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade