PUBLICIDADE

Polícia

PF e Receita fazem operação contra esquema de fraude ao IR no Ceará

23 mai 2013 - 13h13
(atualizado às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram nesta quinta-feira a Operação Guarda Livros com o objetivo de desarticular esquema de fraude ao Imposto de Renda da Pessoa Física no Estado do Ceará. Os prejuízos estimados chegam a R$ 1 milhão. Segundo a Receita Federal, as investigações começaram há cinco meses, a partir da identificação de um esquema fraudulento de restituições irregulares.

Batismo de fogo: veja nomes "inusitados" das operações policiais

A Receita informou que um grupo de pessoas ligadas a empresas de contabilidade transmitiam várias declarações falsas do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf). Em seguida, o mesmo grupo apresentava declarações de Ajuste Anual de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) requerendo a restituição dos valores supostamente pagos, inseridos pelas fontes pagadoras nas referidas Dirf.

Sete mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Fortaleza (CE) e os envolvidos poderão responder por formação de quadrilha, crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica, falsificação de documentos, entre outros crimes. O nome da operação, Guarda Livros, faz referência à participação de pessoas ligadas a empresas de contabilidade, informou a Receita Federal.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade