PUBLICIDADE

Polícia

PF e FBI investigam fraude em boletos de 34 bancos

Quase 496 mil boletos foram identificados nos servidores de quadrilha especializada em fraude nos Estados Unidos

2 jul 2014 - 03h49
(atualizado às 04h25)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal e o FBI (Polícia Federal dos Estados Unidos) investigam em parceria uma fraude internacional envolvendo centenas de milhares de boletos bancários falsos e também computadores infectados por um vírus, principalmente no Brasil. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com a publicação, ao menos 34 bancos foram envolvidos na fraude, em pelo menos três países. O grupo responsável pela fraude opera via internet dos Estados Unidos.

Após contaminar os computadores com um vírus, o grupo os monitora à distância. Quando um código de boleto é digitado ou identificado, a quadrilha intercepta o pagamento e o desvia para suas contas.

Segundo o jornal, quase 496 mil boletos, com valor de US$ 3,75 bilhões (cerca de R$ 8,57 bilhões), foram identificados nos servidores da quadrilha nos Estados Unidos, com datas dos últimos dois anos, entre fevereiro e maio deste ano.

O vírus não invade a conta-corrente do usuário nem o sistema de geração de boletos das lojas, mas age na transmissão de dados no computador infectado, de acordo com o diretor da RSA, empresa de segurança na internet que descobriu o esquema, Marcos Nehme .

De acordo com a publicação, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) foi comunicada sobre a fraude e afirmou que não se manifestará sobre a investigação. A associação afirmou ainda que os boletos afetados pelo grupo representam 4,5% do volume de pagamentos e 3% do total de fraudes em 2013.

Sistema prisional do Brasil Sistema prisional do Brasil

Como o apenado tem direito à progressão de pena? Tire essa e outras dúvidas a seguir.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade