PUBLICIDADE

Polícia

PF conclui investigação de desvios em cidade de Pelé

Alvo foi quadrilha que estaria desviando recursos públicos da cidade mineira de Três Corações

11 dez 2014 - 10h37
(atualizado às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal concluiu em Minas Gerais o inquérito da “Operação Metástase 57”, deflagrada no dia 17 de dezembro de 2013, ocasião em que foram cumpridos 37 mandados de prisão temporária, 20 mandados de condução coercitiva e 75 mandados de busca e apreensão. A Operação alcançou as cidades de Três Corações, Varginha, Campanha, Três Pontas, Lavras, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Franca e Brasília, contando com a participação de 350 policiais federais e investigou a ação de uma quadrilha que se infiltrou nos postos de comando da administração municipal de Três Corações -cidade conhecida por ser a terra natal de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé - com o intuito de desviar verba pública.

Os criminosos trabalhavam para fazer esquemas licitatórios, direcionando licitações e promovendo sobrepreço em produtos e serviços em contratos firmados entre a administração municipal e empresas, incluindo algumas que possuíam como administradores próprios servidores do município, o que é proibida por lei.

O conluio entre servidores públicos, empresários e profissionais liberais, envolvia, desde eventos públicos, como exemplo a Festa Anual da cidade denominada "Três Corações Rodeio Show" até a reforma da "Casa Pelé". Estima-se que o montante de recursos desviados, nos contratos analisados no curso da investigação, ultrapasse a R$ 50 milhões, contudo, em vista da quantidade de documentos apreendidos, o valor pode ultrapassar R$ 100 milhões.

Foram indiciadas 57 pessoas, entre agentes políticos, servidores, empresários, comerciantes e profissionais liberais, pelo cometimento de crimes de fraude a licitação, associação criminosa, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva  e falso testemunho. O inquérito policial, com mais de 3 mil páginas será encaminhado à Justiça Estadual de Três Corações.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade