PUBLICIDADE

Polícia

PF combate em 5 Estados tráfico de produtos para produzir drogas

Grupo criminoso também lucrava com clínica para tratamento de drogas

18 abr 2013 - 10h03
(atualizado às 10h17)
Compartilhar
Exibir comentários

A Operação Bad Trip, deflagrada na manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal, combate o tráfico internacional de produtos químicos para a produção de drogas sintéticas e, consequentemente, o tráfico internacional de drogas sintéticas produzidas pelos produtos químicos traficados. Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão em três Estados brasileiros: um no Rio de Janeiro, dois na Bahia, cinco em Minas Gerais. 

Batismo de fogo: os nomes “inusitados“das operações policiais

Também foram expedidos sete mandados de busca e apreensão em Goiás e Minas Gerais e dois mandados de sequestro de veículos. A operação recebeu esse nome em razão de Bad Trip ser o termo (gíria) que representa as sensações fisiológicas e psicológicas desagradáveis, provocadas pelo uso de substâncias psicoativas durante os efeitos psicotrópicos.

As investigações começaram em janeiro do ano passado e durante esse período foram feitas três prisões em flagrante e a maior apreensão de ecstasy já realizada pela Polícia Federal. O fato ocorreu em novembro do ano passado, quando 50 mil compridos da droga foram apreendidos no Aeroporto do Galeão (RJ). 

Segundo a polícia, o grupo investigado importava de forma clandestina e ilegal produtos químicos como ergotamina do Paraguai para o Brasil. Em seguido, eram remetidos para Amsterdam, na Holanda. As drogas (ecstasy e LSD) eram então fabricadas na Europa e retornavam para serem vendidas no Brasil, especificamente em Goiás, Minas Gerais, Bahia e São Paulo. O transporte, desde os produtos químicos até as drogas, era feito por pessoas cooptadas. 

A polícia apurou ainda que os investigados abriram uma clínica para tratamento de dependentes de drogas em Itumbiara (GO), que encontra-se atualmente interditada pela Vigilância Sanitária do município. A intenção era lucrar em relação à dependência de drogas, a qual é causada pelas atividades do próprio grupo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade