PUBLICIDADE

Polícia

PA: polícia apreende barco com jacarés e 300 kg de carne de capivara

10 dez 2012 - 09h49
(atualizado às 10h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Civil do Pará apreendeu no domingo, no arquipélago de Marajó, uma embarcação abandonada com jacarés e camaleões, além de cerca de 300 kg de carne de capivara. A apreensão ocorreu após uma denúncia anônima. Segundo a investigação da polícia, a apreensão é relacionada a um esquema de tráfico de animais silvestres.

Além de 300 kg de carne de capivara, barco continha 16 jacarés adultos da raça tinga, vivos e amarrados
Além de 300 kg de carne de capivara, barco continha 16 jacarés adultos da raça tinga, vivos e amarrados
Foto: Polícia Civil do Pará / Divulgação

Os animais e a carne foram encontrados no porto do município de Soure, a cerca de 80 km de Belém. No total, havia 16 jacarés adultos da raça tinga e seis camaleões vivos e amarrados, além de 45 mantas (carne salgada) de capivara, pesando aproximadamente 300 kg - segundo a polícia, essa quantidade indica que mais de 20 animais foram mortos.

A embarcação foi levada até as instalações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde a apreensão foi periciada. Os animais vivos foram levados até a fazenda Bom Jesus, na zona rural da cidade, onde foram colocados em liberdade no seu habitat.

Com a perícia médica veterinária, constatou-se que 18 mantas de capivara estavam em condições de serem consumidas pelo ser humano e as 27 restantes estavam impróprias para o consumo. A embarcação está apreendida nas instalações do Ibama de Soure e as investigações continuam para identificar e processar os autores do delito. Até o momento, ninguém havia sido preso.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade