PUBLICIDADE

Polícia

Operação em sete Estados prende policiais por desvio de cargas

11 abr 2013 - 12h55
(atualizado às 12h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná prendeu na manhã desta quinta-feira dois policiais civis e dois servidores do Estado já exonerados dentro da Operação Trinca Ferro II. O objetivo é desarticular uma quadrilha de desvio de cargas nas estradas paranaenses. O Gaeco está cumprindo 18 mandados de prisão e 45 mandados de busca e apreensão em sete Estados. Cerca de 150 policiais militares e civis participam da operação, realizada no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rondônia, Minas Gerais e Mato Grosso.

Batismo de fogo: confira nomes inusitados de operações policiais

De acordo com o Gaeco, a Operação Trinca Ferro II é um desdobramento de uma outra operação, realizada em 2011, que levou à prisão de nove pessoas integrantes de uma quadrilha especializada em desvio de cargas. Motoristas e policiais, envolvidos no esquema, simulavam o roubo de cargas e registravam falsos boletins de ocorrência. Todo o material desviado era entregue para receptadores. As investigações abrangeram desvios de mais de R$ 2 milhões, de diferentes cargas, entre abril de 2007 e setembro de 2010.

A assessoria de imprensa do Ministério Público do Paraná informou que, até o início da tarde de hoje, policiais ainda cumpriam os mandados de prisão e não era possível precisar quantas pessoas foram presas. Mas confirmou a prisão dos dois policiais civis e dos dois servidores exonerados, que na época dos fatos estavam cedidos para a Polícia Civil do Paraná. Ainda foi cumprido um mandado de prisão contra um terceiro policial civil, mas que já está detido em decorrência da primeira fase da Operação Trinca Ferro. Os policiais presos foram encaminhados para a Delegacia de Furtos e Roubos da cidade de Telêmaco Borba e os dois servidores estão presos na delegacia do mesmo município.

A unidade do Gaeco em Guarapuava, na região centro-sul do Paraná, está coordenando a operação, mas a ação conta com policiais dos Gaecos de Foz do Iguaçu, Maringá, Cascavel, Curitiba e Londrina. Um balanço sobre a operação deve ser passado pelo Ministério Público ainda nesta quinta-feira.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade