PUBLICIDADE

Polícia

Operação da PF prende 17 membros de facção por tráfico internacional

29 mai 2012 - 16h02
(atualizado às 16h05)
Compartilhar

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira, em São Paulo e Mato Grosso do Sul, a Operação Leviatã, com o objetivo de desarticular uma célula de organização criminosa que atua em presídios paulistas. Ao total, 16 pessoas foram presas e um foragido da Justiça Estadual foi recapturado. Outros nove estão foragidos. A pedido da PF, a Justiça bloqueou 128 contas bancárias e um imóvel, identificados como de uso da facção criminosa.

Em 19 meses de investigação, a PF apreendeu quase 280 kg de cocaína e 2,2 t de maconha. A quadrilha agia em Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai
Em 19 meses de investigação, a PF apreendeu quase 280 kg de cocaína e 2,2 t de maconha. A quadrilha agia em Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai
Foto: Polícia Federal / Divulgação

Além das prisões, foram apreendidos, nas cidades de Dourados e Ponta Porã (MS), 22 kg de maconha, 8 kg de cocaína, 1 pistola, munição de calibre restrito e produtos químicos utilizados para o refino de cocaína.

A investigação concentra-se no braço da organização que atuava na fronteira do Brasil com o Paraguai, com o objetivo de contrabandear armas e drogas para distribuição em São Paulo e outros Estados. Há evidências de que esse grupo recebia ordens diretas da cúpula da facção.

Ao longo da investigação, iniciada em outubro de 2010, foram realizadas 29 ações anteriores, que resultaram na prisão em flagrante de outras 48 pessoas e na apreensão de: 270 kg de cocaína, 2,03 t de maconha, R$ 130 mil,30 veículos, 29 fuzis, 13 pistolas, 3 granadas, 1 rifle e 3 mil projéteis para armas de calibre restrito.

Os investigados vão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas de até 25 anos de prisão.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade