PUBLICIDADE

Polícia

Operação contra tráfico de drogas prende pelo menos 62 no RS

21 nov 2013 - 07h54
(atualizado às 10h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Operação Iceberg da Polícia Civil combate o tráfico de drogas na região metropolitana de Porto Alegre (RS)
Operação Iceberg da Polícia Civil combate o tráfico de drogas na região metropolitana de Porto Alegre (RS)
Foto: Polícia Civil do RS / Divulgação

Pelo menos 62 pessoas foram presas nesta quinta-feira durante a Operação Iceberg contra o tráfico de drogas na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Desde o início da manhã, cerca de 400 policiais civis buscam cumprir 62 mandados de prisão temporária e 76 de busca e apreensão nas cidades de Esteio e Sapucaia do Sul. 

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/batismo-de-fogo/" data-cke-841-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/batismo-de-fogo/">Os nomes “inusitados“das operações policiais</a>

Além das prisões foram aprendidos dinheiro, drogas e armas. Os suspeitos atuariam em 11 diferentes grupos de tráfico que se auxiliam mutuamente. De acordo com o delegado Mário Souza, a investigação começou há oito meses, depois de um pai denunciar à polícia que o seu filho estava sendo ameaçado de morte por traficantes da região. 

Em Esteio, a operação foi feita nos bairros Vila Pedreira, Parque Primavera, Jardim Planalto, Centro, Vila Olímpica e Parque Santo Inácio. Já em Sapucaia do Sul, foram nos bairros Vargas, Colina Verde, Boa Vista e Walderes. 

Para descobrir como funcionava as quadrilhas e os envolvidos foram usadas técnicas de investigação como filmagem, interceptação telefônica e a infiltração de policiais, que permaneceram entre os grupos suspeitos durante 90 dias. Dessa forma, o delegado declara que foi possível identificar as funções que cada um desempenhava e todo o comércio ilegal de entorpecentes. 

A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (Din) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC). Segundo Souza, o nome da operação se deve ao fato de que o tráfico é sempre "a ponta do iceberg" para outros crimes, como roubo, furto e homicídio. 

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/sistema-prisional-brasil/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/sistema-prisional-brasil/">Sistema prisional do Brasil</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade