PUBLICIDADE

Polícia

OAB-RJ suspende 3 advogados de Marcinho VP preventivamente

2 dez 2010 - 20h24
(atualizado às 21h55)
Compartilhar

A Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro (OAB-RJ) suspendeu preventivamente por 90 dias nesta quinta-feira os três advogados do traficante Marcio Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP. Eles são acusados de passar ordens de Marcinho e também de Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, para traficantes, e tiveram a prisão preventiva decretada pela 1ª Vara Criminal de Bangu em novembro.

Segundo o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, o conselho considerou a "repercussão negativa" que o decreto da prisão preventiva de Luiz Fernando Costa, Beatriz da Silva Costa de Souza e Flávia Pinheiro Fróes gerou para tomar a decisão. Os três ainda não se apresentaram à Justiça e são considerados foragidos.

O trio aguarda o julgamento do mérito pela OAB, onde poderão ser absolvidos ou não. A pena máxima aplicável é a perda da inscrição na OAB. O julgamento, que segundo a assessoria da Ordem, contou com 60 conselheiros, começou às 16h e durou cerca de três horas.

Na Justiça, os três advogados, além de Marcinho VP e Elias Maluco, vão responder por associação ao tráfico de drogas e pelos ataques praticados nos últimos dias pelas ruas do Rio. Quando presos, serão transferidos para um presídio federal.

Violência no Rio

O Complexo do Alemão está ocupado pelas forças de segurança desde o dia 28 de novembro. A tomada do local aconteceu praticamente sem resistência numa ação conjunta da Polícia Militar, Civil, Federal e Forças Armadas. A polícia investiga uma possível fuga de traficantes pela tubulação de esgoto do Alemão antes dos policiais subirem o morro. Na quinta, 25 de novembro, a polícia assumiu o comando da Vila Cruzeiro, na Penha. Ambos dominados, até então, pela facção criminosa Comando Vermelho. As ações foram uma resposta do Estado a uma série de ataques, que começou na tarde do dia 21 de novembro. Em uma semana, pelo menos 39 pessoas morreram e mais de 180 veículos foram incendiados por criminosos nas ruas do Rio de Janeiro.

Com informações de O Dia Online.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade