PUBLICIDADE

Polícia

Novo delegado-geral de SP assume criticando greve e baderna

10 jan 2011 - 17h29
(atualizado às 19h32)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

O novo delegado-geral de Polícia Civil de São Paulo, Marcos Carneiro Lima, 53 anos, assumiu com um discurso de respeito à disciplina e à hierarquia na corporação. Aos policiais membros de sindicato e grevistas, ele deu um recado. "Greve nunca é o primeiro recurso. Não vamos tolerar agentes com arma na cintura fazendo baderna", disse.

Marcos Carneiro Lima, 53 anos, comandará um contingente de mais de 30 mil homens
Marcos Carneiro Lima, 53 anos, comandará um contingente de mais de 30 mil homens
Foto: Fernando Borges / Terra

Antigo ocupante do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro) e do Departamento de Homicídios, Carneiro comanda um contingente de mais de 30 mil homens e substitui Domingos Paula Neto. Ele afirmou que pretende aumentar a cooperação entre as polícias Militar e Civil e que a prioridade do órgão é aprimorar a investigação e o atendimento ao público.

Entre as modernizações defendidas por Carneiro, o abolimento de expressões latinas no meio policial, a possibilidade de elaboração de Boletim de Ocorrência por policiais militares e a equiparação dos depoimentos formalizados com as declarações informais de um suspeito durante a investigação. "Não pode haver vaidade institucional, as duas polícias (Militar e Civil) se completam", disse.

Questionado se ao criticar policiais grevistas estava se referindo ao episódio de confronto entre delegados e o Batalhão de Choque em uma greve no primeiro semestre de 2009, Carneiro disse que estava presente no acontecimento e que não traz mágoas do episódio. "Tenho apenas as cicatrizes", afirmou.

O delegado ainda citou o filme Tropa de Elite 2 ao lembrar de sua colaboração com a Corregedoria de Polícia e disse que não existe "banda podre" na polícia paulista, mas apenas "policiais podres". "Existem maus policiais e o mau policial é pior que o bandido", definiu.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade