PUBLICIDADE

Polícia

No Dia do Meio Ambiente, PF faz operação contra desmatamento

5 jun 2014 - 11h22
(atualizado às 20h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Polícia Federal desencadeia operação contra o desmatamento ilegal em sete estados
Polícia Federal desencadeia operação contra o desmatamento ilegal em sete estados
Foto: Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, em uma ação conjunta com o Ministério Público Federal e o Ibama, a Operação Metástase de combate ao desmatamento ilegal. As investigações apontam que os criminosos fraudavam o sistema de controle de produtos florestais do Ibama, o documento exigido para exploração regular de madeira (DOF). Até cerca de 20h30, 22 pessoas haviam sido presas.

A operação, desencadeada no dia mundial do meio ambiente, desarticulou uma organização criminosa especializada no desmatamento ilegal de vegetação nativa, principalmente na região do cerrado brasileiro. A madeira, extraída irregularmente, era usada para produção, transporte e comercialização de carvão destinado ao abastecimento de fornos de indústrias siderúrgicas no estado de Minas Gerais.

Cerca de 400 policiais federais cumprem 48 mandados de prisão temporária, 46 mandados de busca e apreensão e três mandados de condução coercitiva, nos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Mato Grosso, Paraná e Pernambuco.

O nome da operação faz referência à forma como a organização atuava na exploração do cerrado, como um câncer que se espalhou pela região. O bioma é um dos mais ameaçados do País. A savana é considerada a mais rica do mundo, com uma área original de 204 milhões de hectares, já perdeu mais de 60% da vegetação original.

Em Minas Gerais, a operação abarcou as cidades de Sete Lagoas, Betim, Caetanópolis, Pedro Leopoldo, Paraopeba, Maravilhas e Conselheiro Lafaiete, contando com um efetivo de mais de 80 policiais. Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, seis mandados de prisão temporária, com quatro presos até o momento.

Batismo de fogo: Os nomes inusitados das operações policiais Batismo de fogo: Os nomes inusitados das operações policiais

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade