PUBLICIDADE

Polícia

Na 3ª noite de ataques, SC tem prédio e ônibus incendiados

14 nov 2012 - 21h00
(atualizado em 15/11/2012 às 04h13)
Compartilhar

Fabricio Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Bombeiros apagam fogo em ônibus após novo ataque na região norte da capital catarinense, Florianópolis
Bombeiros apagam fogo em ônibus após novo ataque na região norte da capital catarinense, Florianópolis
Foto: Gilberto Gonçalves/Folha do Norte da Ilha / Divulgação

Mais ônibus foram incendiados na noite desta quarta-feira em Santa Catarina. Na terceira noite de ataques violentos no Estado, um prédio onde funcionava uma creche, desativada há três anos, também foi incendiado.

De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, bandidos invadiram um coletivo no bairro dos Ingleses, no norte de Florianópolis, e ordenaram que os passageiros descessem. Em seguida, o grupo incendiou o veículo e conseguiu escapar.

Outros dois carros que passavam pelo local acabaram atingidos pelas chamas, mas ninguém ficou ferido. Outros dois ônibus da empresa Canasvieiras Transportes já foram incendiados na região desde segunda-feira.

Em Tijucas, na região metropolitana, os alvos foram um ônibus escolar e um de transporte de trabalhadores. O veículo escolar pertencia à Prefeitura de Porto Belo. O outro era de propriedade da empresa Julima. A quarta ocorrência de ônibus incendiado foi registrada em Palhoça, às 23h40.

De acordo com a Globo News, a base da guarda municipal de Balneário Camboriú foi atacada a tiros no fim da noite de terça.

Circulação

Após novos atentados ocorridos na noite desta quarta-feira, empresas de ônibus da região metropolitana de Florianópolis suspenderam as atividades por falta de segurança.

Os motoristas paralisaram as atividades por mais de uma hora no centro de Florianópolis. Desde as 22h, várias empresas deixaram de circular, e as que mantiveram o serviço acabaram reduzindo o número de veículos. As empresas que atendem comunidades de áreas "de risco" acabaram escoltadas pela Polícia Militar. Os ônibus que realizam trajetos na região norte da cidade - principal foco dos ataques - acabaram deixando o Terminal Central (Ticen) em grandes comboios escoltados por viaturas.

Violência em SC

A partir do dia 12 novembro, o Estado de Santa Catarina registrou uma série de atentados, com mais de 20 ataques contra ônibus e bases da polícia. Enquanto os coletivos foram alvos somente de incêndio, algumas bases policiais também foram alvejadas. Na região norte de Florianópolis, o carro de um policial civil foi incendiado. Ao todo, a polícia prendeu 27 suspeitos de participação nos crimes, sendo 12 adolescentes.

Na segunda-feira, dia 12, uma funcionária de uma empresa de administração prisional recebeu uma mensagem no celular que avisava sobre os ataques, que seriam uma represália a supostos maus tratos ocorridos dentro da Penitenciária de São Pedro de Alcântara.

O secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Augusto Grubba, afirmou que os atentados ocorridos em Florianópolis podem ter sido uma imitação dos ataques ocorridos nos últimos dias em São Paulo, onde mais de 90 policiais foram mortos desde o início do ano.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade