PUBLICIDADE

Polícia

MS: Justiça afasta 9 vereadores e vice-prefeito de Dourados

5 out 2010 - 21h12
(atualizado às 21h31)
Compartilhar
Ítalo Milhomem
Direto de Campo Grande

O desembargador Rubens Bergonzi Bossay determinou na tarde desta terça-feira o afastamento dos nove vereadores e do vice-prefeito de Dourados. Eles foram presos durante a operação Uragano, realizada pela Polícia Federal no início de setembro contra fraudes em licitações e propinas pagas aos vereadores e outras autoridades do município. O ex-prefeito, Ari Artuzi já havia sido afastado dia 17 de setembro.

O afastamento dos vereadores e do vice-prefeito foi negado na primeira instância do judiciário, mas o Ministério Público entrou com recurso que foi deferido pelo desembargador Bossay, que também afastou outros 14 funcionários públicos da prefeitura de Dourados supostamente ligados ao esquema de corrupção.

Na decisão, o desembargador concedeu o afastamento provisório das funções administrativas que os réus ocupam pelo prazo de 90 dias, prorrogáveis por igual período, porém os vereadores e os funcionários afastados não terão os salários cortados. Bossay também devolveu o processo à Justiça de primeira instância para julgar o mérito do processo, que trata da improbidade administrativa dos servidores.

Foram afastados os vereadores Sidlei Alves da Silva (DEM), ex-presidente da Câmara de Dourados, Aurélio Luciano Pimentel Bonatto (PDT), Edvaldo de Melo Moreira (PDT), Humberto Teixeira Júnior (PDT), José Carlos Cimatti Pereira (PSB), José Carlos de Souza (PSDB, Júlio Luiz Artuzi (PRB), Marcelo Luiz Lima Barros (DEM), Paulo Henrique Amos Ferreira (DEM), além do vice-prefeito Carlos Roberto Assis Bernardes, Carlinhos Cantor,(PR).

Os vereadores Gino Ferreira (DEM) e Dirceu Longhi (PT), que também foram indiciados, não foram afastados. Com a decisão do desembargador, a Câmara deverá convocar os Com a decisão do desembargador a Câmara deverá convocar os nove suplentes de vereadores nos próximos dias.

Das 28 pessoas presas durante a operação policial somente sete ainda estão na prisão, entre elas o prefeito afastado Ari Artuzi (sem partido), a ex-primeira dama Maria Aparecida de Freitas Artuzi, o vice-prefeito Carlinhos Cantor, o presidente da Câmara dos Vereadores Sidlei Alves, o secretário Serviços Urbanos Cláudio Marcel Hall e os vereadores Humberto Teixeira e Edvaldo Moreira.

Entenda o caso

A Polícia Federal (PF) indiciou 60 pessoas na operação Uragano, em Dourados, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção e direcionamento de licitações. Segundo a PF, as investigações apontam o prefeito como chefe de um esquema que desviava 10% de todos os contratos firmados pela prefeitura em áreas como saúde e transporte. Os valores seriam direcionados a vereadores do município, para caixa de campanha e compra de bens pessoais do prefeito.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade