PUBLICIDADE

Polícia

Morte de Nadinho abre espaço para disputa eleitoral no Rio

12 jun 2009 - 04h12
Compartilhar

A morte de Nadinho abre a porta para disputa do reduto eleitoral de Rio das Pedras, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. São mais de 30 mil votos na comunidade - boa parte deles de eleitores fiéis ao ex-vereador -, que devem ser disputados agora por três candidatos com ótimo trânsito na milícia da região.

Um dos políticos é o atual vereador de São Gonçalo Geiso Pereira Turques. Sargento da PM e indiciado na CPI das Milícias, ele já aparece nos panfletos espalhados em Rio das Pedras fazendo campanha para deputado ao lado de Jorge Alberto Moreth, o Beto Bomba, presidente da associação de moradores e citado na lista da comissão parlamentar por envolvimento com a milícia.

Nas últimas eleições, além de Nadinho, tiveram liberdade para fazer campanha em Rio das Pedras os hoje vereadores Cristiano Girão (PMN), sargento dos bombeiros, e Fernando Moraes (PR), delegado. O policial chegou a ser anunciado por Beto Bomba como sucessor do Capitão Epaminondas de Queiroz Medeiros Júnior - que desistiu da eleição a vereador - na preferência da associação quando disputou vaga à Câmara Municipal.

Os dois participaram de festa promovida na comunidade pelo Dia das Crianças, em outubro, que serviu como a festa da vitória dos candidatos, com direito a palanque e a distribuição de brinquedos.

A importância de Rio das Pedras nas eleições pode ser traduzida em números, que mostram que a ação das milícias transformou a comunidade em um curral eleitoral, investigado pela Polícia Federal.

A 179ª zona eleitoral - que também compreende Gardênia Azul e Cidade de Deus - é a que mais cresce no Rio de Janeiro. Só na última eleição ganhou 14.649 novos títulos eleitorais em comparação com 2004. Apenas de outubro do ano passado a abril deste ano 1.263 pessoas cadastraram seu título na região.

Hoje, já são 95.126 eleitores. A estimativa é que 30% desse total more em Rio das Pedras. Nadinho, quando se lançou candidato com apoio da milícia de Rio das Pedras, em 2004, conseguiu 15.239 na comunidade.

O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
Compartilhar
Publicidade