PUBLICIDADE

Polícia

Moradores da Maré fazem protesto para pedir fim de operação policial na favela

Pânico se espalha pela comunidade onde mortos em confrontos do Bope com suspeitos já chegam a nove pessoas

25 jun 2013 - 14h49
(atualizado em 26/6/2013 às 12h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Operação policial causou ao menos nove mortes na favela nesta terça-feira
Operação policial causou ao menos nove mortes na favela nesta terça-feira
Foto: Giuliander Carpes / Terra

Moradores do Complexo de Favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, protestam na tarde desta segunda-feira contra a operação policial que já causou nove mortes na comunidade. Eles chegaram a jogar pedras contra alguns dos cerca de 400 policiais que foram mobilizados para encontrar os responsáveis pela morte do sargento do Bope Ednelson Jeronimo dos Santos Silva, 42 anos, após um arrastão na Avenida Brasil na noite de segunda-feira. Policiais militares fazem um cordão para evitar que os manifestantes tomem a via. 

"Tem que acabar com essa operação policial que está espalhando o terror pela comunidade desde a noite de segunda-feira. Se está assim durante o dia, imagina à noite", afirmou Jailson de Souza, representante da ONG Observatório de Favelas. "A polícia está agindo sem nenhum tipo de controle. O que eles querem? Já mataram nove pessoas. Não tem nenhum planejamento, o objetivo é apenas saciar a sanha de vingança deles."

Moradores afirmam que estão sendo revistados sem nenhum motivo e tratados com rispidez. "Tem policial apontando o fuzil para todo mundo", disse Jailson, que contou que os policiais acertaram um transformador de energia elétrica e desde a última noite a comunidade está sem luz. 

Nove escolas públicas da região ficaram sem aulas nesta terça-feira. Cerca de 7,4 mil alunos foram prejudicados. Escolas de Bonsucesso também estão com baixa frequência. O comércio tampouco abriu as portas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade