PUBLICIDADE

Polícia

Militares seguirão até outubro no Complexo da Maré, no Rio

1 ago 2014 - 18h56
(atualizado às 19h38)
Compartilhar
Exibir comentários

As Forças Armadas vão continuar no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, até 31 de outubro. A extensão da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no local, que terminaria nesta quinta-feira, foi autorizada pela presidente Dilma Rousseff. O aviso do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, com a autorização, foi encaminhado na manhã desta sexta-feira ao Ministério da Defesa.

A prorrogação da GLO tinha sido pedida pelo governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, durante reunião na terça-feira, no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, com os ministros da Defesa, Celso Amorim, e da Justiça, José Eduardo Cardoso, além do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi.

De acordo com o ministro-chefe da GSI, general José Elito Carvalho Siqueira, a operação iniciada em abril tem o objetivo de “cooperar com o Estado do Rio de Janeiro em seu processo de pacificação do Complexo da Maré, empregando, temporariamente, militares das Forças Armadas, em coordenação com os órgãos de Segurança Pública federais, estaduais e municipais”.

As forças militares atuam nos parques Roquete Pinto, União, Maré e Rubens Vaz, da Praia de Ramos; nas comunidades Nova Holanda, Baixa do Sapateiro, Morro do Timbau, Bento Ribeiro Dantas, Vila dos Pinheiros, Vila do João, bem como nos conjuntos Pinheiros, Nova Maré, Novo Pinheiro – Salsa & Merengue e Esperança.

Na operação, os militares têm poder de efetuar prisões em flagrante, patrulhamentos e vistorias.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade