PUBLICIDADE

Polícia

Major diz que pacificação nas favelas do Rio não retrocederá

Menino de 10 anos morreu após uma troca de tiros entre a polícia e traficantes no Alemão

8 abr 2015 - 12h21
(atualizado às 16h13)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Menino teria morrido ap&oacute;s troca de tiros entre pol&iacute;cia e traficantes</p>
Menino teria morrido após troca de tiros entre polícia e traficantes
Foto: AP

Embora a violência tenha retornado às favelas pacificadas do Rio de Janeiro, onde um menino de 10 anos foi a vítima mais recente dos confrontos entre traficantes e policiais, o major que coordena a pacificação, Marcelo Cobrage, nega uma crise e insiste no reforço desta estratégia a quase um ano dos Jogos Olímpicos.

Confira uma entrevista com o coordenador da pacificação:

Existe uma crise das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP)?

Cobrage:

Com a implantação das UPP em favelas desde 2008, a queda da criminalidade em todo o Estado do Rio foi clara. Compreendemos que o processo de pacificação alcança uma nova fase, a da consolidação. O governador (do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão) publicou um decreto que faz da pacificação uma política de Estado que não será interrompida com as mudanças de governo. O decreto também aponta que cabe à Secretaria de Segurança Pública se associar com a iniciativa privada, com organismos nacionais e internacionais para consolidar a pacificação. Os policiais da UPP serão preferencialmente recém-formados, com uma especialização em direitos humanos e com a filosofia da polícia de proximidade. Cada UPP terá um efetivo mínimo de 100 policiais militares (PM).

Familiares de mortos no Alemão acusam policia:
Em que consistem os ajustes nas UPP que estão sendo anunciados?

Cobrage:

Estamos num momento difícil, mas não vamos voltar à situação de sete anos atrás. É impossível impedir as balas perdidas enquanto ocorrerem confrontos entre traficantes de drogas. O realinhamento estratégico tem por objetivo melhorar o treinamento das tropas. Redistribuímos os homens em terra. As delegacias serão reforçadas e serão instaladas barricadas nos locais estratégicos. As regiões pacificadas serão patrulhadas com pente fino.

Siga Terra Notícias no Twitter

Estas operações já começaram no complexo de favelas do Alemão na quinta-feira (quando um menino de 10 anos morreu depois de ser atingido na cabeça por um tiro disparado por um policial, segundo denunciou sua mãe). Nos próximos dias, será construída a primeira cabine policial blindada no Alemão para substituir o contêiner onde uma UPP funciona atualmente.

Alemão: vídeo mostra pânico após morte em confronto com PM:
Acreditava-se que as UPP transformariam a polícia militar do Rio a partir de dentro, mas ela continua sendo violenta e corrupta. O que aconteceu?

Cobrage:

Como toda grande corporação, a polícia também tem problemas de conduta. Mas o mais importante é que a polícia é muito dinâmica e rápida na punição dos desvios. Além disso, muitos aspectos que complicam a relação entre as forças de ordem e a população são históricas (datam da ditadura militar de 1964-1985) e tentamos mudá-las com uma política de proximidade. Os moradores devem entender que o policial está presente para garantir a paz e a ordem no território e aqueles que interferem neste trabalho são os traficantes de drogas que utilizam os habitantes como escudo.

Para ajudar nesta aproximação, os policiais das UPP terão cursos sobre a história da favela onde trabalham. Em troca, pedimos a colaboração da população, que digam onde estão os traficantes, as armas, as drogas. A polícia de pacificação não retrocederá.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade