PUBLICIDADE

Polícia

MA: polícia sabia sobre operação de fuga em Pedrinhas

Relatório da polícia mostra que bandidos estavam sendo monitorados, mas não houve reforço no policiamento no local

6 abr 2015 - 13h17
(atualizado às 13h21)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Penitenciária de Pedrinhas, no Maranhão</p>
Penitenciária de Pedrinhas, no Maranhão
Foto: Agência Brasil / Twitter

A fuga de quatro presos do Centro de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário de Pedrinhas poderia ter sido evitada. É o que aponta um comunicado do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Maranhão. Segundo o documento, os homens que resgataram Adeilton Alves Nunes, Ilton Carlos Martins, John Lennon da Silva Lima e John Carlos Campos Silva estavam sendo monitorados desde duas horas antes da fuga.

Siga Terra Notícias no Twitter

Em nota emitida pelas secretarias de Administração Penitenciária e de Segurança Pública, o Governo do estado admitiu que a informação do plano de fuga era de conhecimento de policiais militares responsáveis pela segurança do CDP. A percurso feito pelos criminosos a partir das 2h58 de domingo chega a ser narrado com detalhes no relatório.

O roubo de um veiculo em Chapadinha, município distante cerca de 240 quilômetros de São Luís, sua passagem pela cidade de Morros são narrados no relatório.

A única ação da Polícia Militar, mostrada no relatório, feita na tentativa de evitar a fuga foi manter uma viatura escondida num local que permitia a observação da rodovia e do CDP. No entanto, a desconfiança dos militares para a ação só ocorreu depois que três veículos passaram em comboio pelo local.

Veja a nota:

Sobre a fuga de quatro detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP), a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Sejap) e da Segurança Pública (SSP) esclarecem que:

1 – A tentativa de resgate dos detentos estava sendo monitorada pela polícia, com informações acerca da localização do grupo suspeito, inclusive horas antes da ocorrência na madrugada do domingo, (5);

2 – Houve, no entanto, erro operacional nos momentos que antecederam a fuga no CDP, por volta das 4h12;

3 – As secretarias já instauraram processo administrativo para apurar o caso com o necessário rigor, identificar as falhas e eventuais responsáveis para que sejam adotadas as medidas cabíveis.

A fuga

Adeilton Alves Nunes, Ilton Carlos Martins, John Lennon da Silva Lima e John Carlos Campos Silva estavam presos no Centro de Detenção Provisória e foram resgatados com a ajuda de uma escada e uma corda especial para escalada.

Os criminosos roubaram um carro tipo picape e, armados atiraram contra as guaritas de segurança do CDP. Os tiros perfuraram os vidros e com a corda, os quatro foram tirados do local. Na fuga, um veículo foi abandonado e outro roubado pelos bandidos. A polícia estima que, pelo menos oito pessoas participaram da ação.   

Conheça a história do Presídio de Pedrinhas:

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade