PUBLICIDADE

Polícia

Grupo invade casa e mantém família de chineses refém no Rio

1 jul 2010 - 08h30
(atualizado às 08h31)
Compartilhar

Uma família de chineses passou momentos de terror e pânico ao ficar por cerca de duas horas refém de três bandidos dentro de casa, na Rua Ozaka, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Os criminosos estavam armados com pistolas e uma granada. A tentativa de assalto ocorreu no fim da noite de quarta-feira. Um quarto assaltante estava em um Corolla preto e ficou do lado de fora da residência, dando cobertura aos comparsas.

Os criminosos invadiram a casa dos chineses por volta das 21h30, após render o empresário Chegn Hong, 39, quando ele chegava do trabalho. Com uma pistola apontada para a cabeça, Chegn foi obrigado a abrir a porta da residência de dois andares, onde estavam a sua esposa, Lee Hong, 37, um sobrinho de 23 anos e os dois filhos do casal, de 6 e 10 anos de idade.

"Eles me renderam com uma pistola. Abriram o portão e me jogaram para dentro de casa. Fiquei nervoso e só pensava na integridade da minha família", disse Chegn, que é dono de uma pastelaria.

O empresário e o sobrinho foram amarrados e colocados na parte superior do imóvel, enquanto os bandidos reviravam os cômodos à procura de dinheiro, jóias e aparelhos eletrônicos. A mulher do empresário e os dois filhos ficaram na sala, na andar térreo do imóvel.

Durante a ação, os bandidos faziam ameaças e gritavam com os chineses, exigindo que eles mostrassem a localização de um suposto cofre. Um policial militar à paisana, que passava pela rua, desconfiou do carro e da movimentação suspeita na casa e avisou à polícia.

Ao chegarem ao local, policiais militares do 14º BPM (Bangu) foram recebidos a tiros pelos criminosos. O bandido que estava no carro conseguiu fugir. Houve confronto armado. A casa foi cercada, dando início a negociação para a libertação dos reféns.

Durante as negociações, que duraram cerca de 1h30, o empresário Chegn Hong foi libertado, juntamente com os dois filhos e o sobrinho. Os bandidos exigiram a presença de um advogado e da imprensa. A mulher do empresário ficou em poder dos bandidos até o fim das negociações, que terminou, por volta das 23h30, com a rendição dos assaltantes e a apreensão das armas. Ninguém ficou ferido.

"Os bandidos fizeram pressão psicológica. Foi uma sensação horrível. Ficamos tensos quando houve a troca de tiros. Graças a Deus tudo acabou bem", contou Lee, que teve que ser amparada por familiares. <´/p>

Bandidos seriam do Morro São João, no Engenho Novo

De acordo com a polícia, os bandidos seriam do Morro São João, no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio. O menor L., de 15 anos, foi detido.

Com os criminosos foram apreendidos uma pistola calibre 380, uma pistola Glock calibre 45, uma granada defensiva, além de 15 munições de calibre 45, 15 munições de calibre 380, dois aparelhos celulares e recuperados cerca de R$ 9,3 mil, roubados da casa dos chineses.

Os assaltantes foram conduzidos à 33ª DP (Realengo), onde foram autuados por sequestro, roubo e assalto à mão armada, com uma pena que prevê 7 a 15 anos de prisão.

Chineses estão no Brasil há 15 anos

O casal Hong chegou ao Brasil há 15 anos. De família pacata na China, eles trouxeram na bagagem apenas a vontade de trabalhar e criar os futuros rebentos em um país tropical e de muitas oportunidades. Proprietários de uma lanchonete em Bangu, o casal tem dois filhos. A casa de dois andares na Rua Ozaka foi comprada há seis anos. Apesar do susto, os chineses não pretendem sair do bairro. Há cerca de dois anos, o empresário também foi alvo de bandidos, em circunstância semelhante. Ele foi rendido na portão, mas jogou a chave no quintal, evitando que os assaltantes entrassem. Na ocasião, os bandidos fugiram levando o Fiat Uno do empresário.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade