PUBLICIDADE

Polícia

Grande SP: pelo menos 10 pessoas são assassinadas durante a noite

3 nov 2012 - 08h10
(atualizado às 14h28)
Compartilhar

Pelo menos 17 pessoas foram baleadas e 10 perderam a vida entre a noite de sexta e a madrugada deste sábado na região metropolitana de São Paulo. Em São Bernardo do Campo, onde um policial militar foi morto na manhã de ontem, seis morreram, mas não há confirmação de os assassinatos estarem relacionados. As outras mortes ocorreram em Embu das Artes, Santo André e São Paulo. Um PM também ficou ferido após tentativa de assalto na capital.

Policial militar caiu da moto e se feriu durante tentativa de assalto na capital
Policial militar caiu da moto e se feriu durante tentativa de assalto na capital
Foto: Willians Queiroz / Futura Press

Veja onde mataram PMs em SP

Homicídios, estupros e roubos crescem em SP em 2012

O primeiro registro em São Bernardo do Campo foi por volta das 22h20 na rua Alvarenga Peixoto, no Jardim do Lago. As vítimas estavam em um bar quando foram atingidas por tiros. Segundo o boletim de ocorrência, os disparos partiram de alguém que estava em uma moto. Três pessoas foram baleadas. Dois homens, de 35 e 39 anos, não resistiram e morreram. Uma mulher de 27 anos foi internada. Não há informação sobre o estado de saúde.

Na rua Campina Grande, no Jardim Campestre, um homem de 18 anos foi assassinado a tiros. O crime ocorreu por volta das 23h25. Na madrugada, por volta de 2h, um homem e uma mulher passaram atirando em uma moto na rua Jerônimo Moratti, no Jardim Detroit. Cinco pessoas foram baleadas, mas ninguém morreu.

Confronto com PM

No bairro Taboão, três homens morreram após serem baleados em confronto com policiais militares, por volta das 22h30, na rua Japão. Segundo a assessoria de imprensa da Ssecretaria de Segurança Pública (SSP), eles estavam em um Chrysler Neon de cor prata roubado e não obedeceram a ordem de parada dos policiais.

Depois de fugirem em alta velocidade, Levi Vieira da Rocha, 26 anos, Luiz Henrique Oliveira da Cruz, 28 anos, e um homem ainda não identificado, desceram do carro na rua Japão e atiraram contra os policiais, que revidaram. Os três suspeitos foram baleados e chegaram a ser socorridos a um hospital da região, mas não resistiram e morreram.

O veículo foi apreendido e o dono, um desenhista de 41 anos, reconheceu Levi como o autor do roubo. Foram apreendidas ainda uma metralhadora 9mm e dois revólveres de calibre 38 que estavam com os suspeitos, além das armas dos PMs envolvidos no tiroteio. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Levi e Luiz Henrique já haviam sido processados e condenados por roubo.

Outros casos

Em Embu das Artes, dois homens foram encontradas mortos, com ferimentos a bala, na rua Vicente Carvalho, no bairro Vista Alegre, em torno da meia-noite. Há suspeita de execução. No mesmo município, por volta das 2h, um homem levou um tiro na nuca na estrada Professor Candido Motta Filho, no bairro Santa Luzia. Ele foi encaminhado para o hospital Geral de Pirajussara.

O 2º Distrito Policial de Santo André informou que uma vítima foi assassinada a tiros durante a noite no município, mas não foram passados mais detalhes.

Por volta das 23h40 de ontem, criminosos atiraram contra um prédio onde moram vários policiais, na rua São Félix do Piauí, na Vila Campesina, zona leste da capital paulista. Os tiros acertaram um homem de 24 anos que estava saindo de carro da garagem do edifício no momento do ataque. A vítima, que não era policial, acabou morrendo.

Policial ferido

Já na zona norte de São Paulo, um policial militar ficou ferido em uma tentativa de roubo na rua Doutor Zuquim, por volta das 5h30 de hoje. Ele conduzia a sua motocicleta Honda CBX 250 Twister quando dois ocupantes de outra moto o abordaram. Na investida, o PM sofreu uma pancada no rosto que o deixou machucado.

O policial foi socorrido e levado ao hospital da Polícia Militar. Informações iniciais davam conta que a vítima teria sido atingida por tiros mas, de acordo com a assessoria da PM, exames médicos comprovaram que ele se feriu na queda.

Onda de violência

Desde o início do ano até ontem, 89 policiais foram assassinados no Estado. Desse total, 18 eram aposentados e apenas três estavam em serviço. Além disso, o Estado continua a enfrentar um grande índice de violência. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, só na capital houve um crescimento de 102,82% no número de pessoas vítimas de homicídio no mês de setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, a alta foi de 26,71% no mesmo período.

Preocupada com a onda de assassinatos em São Paulo, a presidente Dilma Rousseff telefonou na sexta-feira ao governador Geraldo Alckmin para oferecer apoio do governo federal ao Estado. Os termos da cooperação entre os palácios do Planalto e dos Bandeirantes serão acertados em reunião a ser realizada na semana que vem. Pelo lado do governo federal, quem está destacado para cuidar do assunto é o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade