1 evento ao vivo

Exército dá apoio a ação contra garimpo ilegal no sul de MG

29 nov 2012
11h48
atualizado às 11h53
  • separator
  • comentários

Uma ação conjunta com o apoio do Exército foi desencadeada na manhã desta quinta-feira para combater a exploração ilegal de minérios e crimes ambientais na região de São Thomé das Letras e Luminárias, no sul de Minas Gerais.

A Operação Pirâmide II é feita pela Polícia Federal, Polícia Militar, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

De acordo com a PM mineira, uma base operacional foi instalada na cidade de São Bento Abade, para onde serão levadas as pessoas em situação ilegal. No local funcionará o Comando Integrado da Operação. As equipes dos órgãos envolvidos fiscalizarão a licença para exploração de minério, expedida pelo DNPM, bem como autorização ambiental. Os agentes devem verificar também supostos crimes contra o meio ambiente.

O Exército fiscalizará o uso de explosivos utilizados pelas empresas mineradoras. Conforme a Polícia Militar, foram sendo mobilizados cerca de 80 homens das quatro forças e usadas 42 viaturas. Os suspeitos são investigados, entre outros crimes, por exploração ilegal de matéria-prima pertencente à União sem autorização. Eles podem pegar de seis meses a 5 anos de prisão, além de multa.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade